Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


As tendências do câmbio de moedas: saiba o que há de mais novo

Carteiras digitais, investimentos simplificados e transferências entre moedas são algumas das novidades em serviços

As tendências do câmbio de moedas: saiba o que há de mais novo

Nota de 100 dólares em ambiente digital (foto: honglouwawa/Getty)

Um oferecimento

Por Daniel Navas

Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro viu o surgimento de diversas fintechs e também do chamado Banking as a Service – ou seja, a possibilidade de qualquer empresa ofertar serviços financeiros aos clientes.

Por outro lado, o mercado de câmbio não acompanhou esta tendência, adotando uma abordagem tradicional no relacionamento com os seus clientes, mesmo com o surgimento de diversas iniciativas de fintechs de câmbio. 

“O problema é que todas essas empresas se deparavam com o mesmo problema, ou seja, estruturas tecnológicas defasadas dos fornecedores de serviços de câmbio (bancos e corretoras). O que torna a operação um tanto quando onerosa, visto a quantidade de ‘head count’ necessário para operacionalizar estas plataformas”, explica Rodrigo Ximendes, Head de Inovação da Treviso.

NOVAS SOLUÇÕES DE CÂMBIO

Cédulas de dinheiro (foto: Getty)

E ainda que esse mercado sempre tenha sido mais restrito, a recente modernização proposta pelo Bacen (Branco Central do Brasil), por meio do novo marco de câmbio, possibilitará o acesso de maneira mais simplificada aos serviços.

“Um bom exemplo disso é o que fizemos recentemente com a solução em uma maquininha de cartão. Já imaginou enviar ou receber dinheiro do exterior em uma padaria? Ou no táxi que está te levando ao aeroporto? O próprio taxista pode ser uma casa de câmbio. Fantástico né?”, analisa Ximendes.

As possibilidades são muitas. Com a ajuda de Ximendes, apresentamos, a seguir, algumas soluções que já estão sendo implementadas no mercado de câmbio:

Mão de homem segurando celular enquanto olha gráfico de finanças (foto: Getty)

FXaaS (Foregin Exchange as a Service): é um Banking as a Service do câmbio, o que aumenta muito as possibilidades de serviços financeiros que podem ser oferecidos pelas empresas. Na prática, exchanges como a Treviso possibilitam que companhias de qualquer setor possam ter câmbio de moedas e transferências internacionais, entre outros, com ajuda de tecnologia de fácil integração.

ActivTrades: é uma empresa de investimentos no exterior. Ou seja, o cliente, a partir da própria plataforma de operação, pode realizar as suas transferências de reais para dólar. “A operação é automaticamente liquidada a partir do pagamento via Pix pelo cliente, e os valores são transferidos para a conta de investimento dele”, esclarece Ximendes.

Moove Money: carteiras digitais em que o cliente pode realizar o câmbio. Inclusive, o valor da transferência em moeda estrangeira é debitado ou creditado diretamente da conta digital de quem está realizando a operação.

MundoPago: carteira digital com cartão internacional pré-pago. “A nossa tecnologia possibilita realizar transferências internacionais, enviar remessas expressas e vender moeda em espécie”, conta Ximendes.

MelhorCambio: site de cotação de câmbio no Brasil que utilizam a API para oferecer remessas expressas para seus clientes.

PocketStore: uma loja de câmbio completa em que é possível realizar remessas para conta corrente ou para saque em espécie em mais de 200 países e 430 mil pontos no mundo. 

Exchange Service Bus (ESB): possibilita a busca e inserção de operações de maneira descentralizada, validando em tempo real dados como a situação do cliente na Receita Federal, validação de endereço, geolocalização, lista restritiva, status do cliente na instituição e limites e operações realizadas. “O processo de onboarding do cliente é facilitado, uma vez que com pouquíssimas informações é possível traçar um perfil de risco dele e conceder um limite personalizado em fração de segundos”, aponta Ximendes.

O QUE VEM POR AÍ

Homem e mulher olhando para celulares com gráficos de finanças (foto: Pekic/Getty)

Ainda de acordo com o Head de Inovação, aqui no Brasil, em um futuro próximo, ocorrerá uma forte expansão no mercado de câmbio na modalidade retail.

“Uma vez que qualquer estabelecimento ou cliente pode ser um ponto de liquidação de câmbio, para o varejo em geral, isto trará um ganho em receitas marginais, como o que aconteceu com a recarga de celular, por exemplo”, esclarece. 

E toda esta expansão irá acirrar a concorrência ao reduzir as margens de spread das corretoras e bancos de câmbio.

“Ganha o cliente final, com custos menores e ganha a indústria de câmbio, com a modernização tecnológica”, conclui Ximendes.

Quer saber mais sobre as ofertas e soluções de câmbio da Treviso? Confira no QR Code abaixo!


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China