Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


SXSW: startups brasileiras são selecionadas para pitch; confira a lista

Um dos maiores festivais de inovação e negócios no mundo irá escolher projetos vencedores -- e duas startups brasileiras estão na lista

SXSW: startups brasileiras são selecionadas para pitch; confira a lista

, jornalista da StartSe

6 min

23 jan 2023

Atualizado: 23 jan 2023

Em março, 40 startups que podem transformar o mundo irão competir por um prêmio no SXSW, nos Estados Unidos. E, especialmente neste ano, duas das empresas participantes são brasileiras. As companhias disputarão o título de “projeto mais promissor de 2023”.

O SXSW é um evento tradicional de inovação, negócios e criatividade que acontece anualmente em Austin, nos Estados Unidos. Ali, pessoas de todo o mundo se reúnem para discutir e conferir, com antecedência, as principais tendências de startups, inovação, tecnologia, música e cinema. 

Neste ano, quarenta projetos estão concorrendo em oito categorias, com um vencedor por setor. Além de julgadas por uma bancada qualificada composta por empresas como Johnson & Johnson, Portfolia e USA Networks, as startups também serão assistidas por uma plateia de investidores, empreendedores e outros inscritos do SXSW.

 

As startups brasileiras escolhidas

Um fato inédito do SXSW 2023 é a participação de duas startups brasileiras: a Lyga e a AMA - Agentes do Meio Ambiente.

A Lyga, criada em setembro do ano passado em São Paulo, é um spin-off da consultoria Wisnet. Ela foi criada para fomentar a liderança em jovens profissionais – e oferece a capacitação para isso. A empresa foca em trainees, estagiários, aprendizes e analistas e acredita que eles podem transformar, desde já, as companhias em que trabalham.

A Lyga oferece uma metodologia diversa de aprendizado, como bootcamps, mentorias e desenvolvimento em grupo. Ela foi selecionada para a categoria de “Futuro do trabalho” no SXSW Pitch.

Já a AMA - Agentes do Meio Ambiente, foi selecionada para a categoria de “Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade”. A startup criada em Curitiba oferece um aplicativo que gamifica tarefas sustentáveis e remunera os jogadores com cashback. A logística reversa é uma das atividades disponíveis, por exemplo.

O objetivo da AMA é criar novos hábitos nos cidadãos (há um ranking de sustentabilidade, por exemplo) e trazer mais dados de sustentabilidade para as cidades.

 

Confira a lista completa de startups por categoria

 

Voz, robôs e inteligência artificial

Empresas e dados inteligentes

Entretenimento, mídia e conteúdo

Alimentação, nutrição e saúde

Futuro do trabalho

Tecnologias inovadoras ao redor do mundo

Metaverso e web3

Cidades inteligentes, transporte e sustentabilidade

QUER PARTICIPAR DO SXSW 2023 COM A STARTSE? INSCREVA-SE AGORA E GARANTA UMA CONDIÇÃO ESPECIAL!


Como inscrever sua startup no SXSW Pitch?

Participar do SXSW Pitch é um momento de prestígio para qualquer startup. Isso porque garante uma projeção internacional ao negócio, bem como a avaliação e feedback de especialistas do mercado. Segundo o evento, das 572 empresas que já participaram da competição, 17% foram adquiridas por empresas como Google, Huffington Post, Apple, Open Table, Harmon, entre outras.

A inscrição é realizada no próprio site do SXSW, mediante o pagamento de uma taxa. Alguns critérios: a startup deve se encaixar em uma das categorias; os fundadores ainda devem possuir ações na companhia; e o investimento deve ser abaixo de US$ 8 milhões.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo