Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Steve Jobs AI: como criar um assistente virtual inspirado em sua personalidade favorita com Promptly

Neste artigo, vamos te ensinar como desenvolver, gratuitamente, assistentes virtuais utilizando a ferramenta de inteligência artificial Promptly, uma inovação diretamente do Vale do Silício.

Steve Jobs AI: como criar um assistente virtual inspirado em sua personalidade favorita com Promptly

Foto de Sigmund na Unsplash

, Designer de Produto e Instrutor no AI Academy da StartSe

8 min

14 fev 2024

Atualizado: 15 fev 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

E se fosse possível conversar com sua personalidade favorita? 

Graças ao Promptly, uma inovadora ferramenta de construção de assistentes virtuais de IA, desenvolvida no coração do Vale do Silício, esse sonho agora pode se tornar realidade.

Neste artigo, vamos explorar como é possível, de forma introdutória, construir assistentes virtuais sem custo algum. Para ilustrar, apresento um estudo de caso desenvolvido dentro da Promptly especialmente para este contexto: um assistente virtual programado para simular a comunicação e o comportamento de Steve Jobs. 

  • Você terá a chance de interagir com o ícone da tecnologia como se estivesse conversando diretamente com o gênio da inovação.

Prepare seu notebook ou computador, e vamos iniciar a construção do Steve Jobs AI! Mãos na massa!

Primeiramente, acesse a ferramenta Promptly em https://trypromptly.com/ e realize o cadastro. O processo é rápido e permite o login utilizando sua conta Google. Na página inicial, desça até encontrar a opção 'Website Chatbot', conforme ilustrado abaixo.

Ao selecionar esta opção e nomear seu assistente, você será direcionado para o editor do assistente virtual. O primeiro passo é definir a frase de boas-vindas, ou seja, a primeira impressão que os usuários terão ao interagir com sua solução.

Com a frase de boas-vindas definida, avançamos para um dos momentos cruciais: adicionar a base de dados que alimentará seu assistente virtual. Clique no símbolo "+" para inserir os arquivos que constituirão o conhecimento base do assistente. 

Para o nosso caso específico, com o Steve Jobs AI, desenvolvemos um PDF completo a partir do zero, utilizando dados coletados da internet e de livros. Este documento compila toda a biografia de Steve Jobs, abrangendo mais de 960 páginas de conteúdo meticulosamente organizado e detalhado. Isso proporcionará ao nosso assistente uma base sólida para fornecer informações precisas e confiáveis. A versão gratuita do Promptly aceita arquivos de até 20 MB.

Por fim, para completar as configurações iniciais, definimos a cor da identidade visual do nosso assistente e salvamos todas as informações, clicando no botão “Save App”.

E voilà! A configuração inicial de seu assistente virtual está pronta. Em seguida, no menu lateral, selecione a seção “Editor” para prosseguir com a personalização e refinamento do seu assistente.

Dentro desta seção, encontramos diversas opções para personalizar nosso assistente. Vamos focar nas mais relevantes. Ao navegarmos pela página, nos deparamos com o bloco "2. Text-Chat". Acessando este segmento, avançamos para as configurações avançadas até chegar ao campo "Instructions". 

É aqui que definiremos a personalidade e o comportamento do nosso assistente. A profundidade e detalhamento das instruções são cruciais; é fundamental dedicarmos esforço na elaboração de um texto que guie a IA a replicar exatamente o comportamento desejado. 

Para o Steve Jobs AI, fiz uma pesquisa aprofundada sobre sua personalidade e construí as instruções baseadas nesses achados. Eis alguns exemplos de frases que incluí nas instruções para nosso assistente:

  • “Exiba uma paixão inabalável por inovação e perfeição, demonstrando determinação para alcançar a excelência em todas as interações.”
  • “Inspirado por Steve Jobs, sempre procure inovar e pensar diferente. Deve apresentar soluções criativas e fora do comum, antecipando as necessidades do usuário antes mesmo de serem expressas.”
  • “Comunique-se de maneira clara e direta, sem rodeios. As respostas devem ser concisas, precisas e, acima de tudo, inspiradoras, refletindo a habilidade de Jobs de comunicar visões complexas de forma compreensível.”

Além das configurações mencionadas, há a opção de selecionar o modelo de linguagem que o assistente virtual usará para gerar respostas. Nesse momento manteremos o padrão da ferramenta. 

A título de informação, modelo de linguagem é um tipo de software de inteligência artificial que entende e gera texto de maneira coerente e contextual. Ele é treinado em grandes conjuntos de dados textuais para aprender padrões de linguagem, gramática, vocabulário e estilo, permitindo-lhe prever a próxima palavra numa sequência de texto ou responder a perguntas em linguagem natural.

Configurar nossa base de dados e instruções nos permite criar um assistente virtual sem a necessidade de ajustes adicionais. No entanto, os encorajo vivamente a explorar mais a fundo a ferramenta Promptly e descobrir as amplas possibilidades que soluções de IA como esta podem oferecer.

Após completar os passos descritos, nosso assistente virtual estará pronto para ser lançado. Clique no botão “Publish”, localizado no canto superior direito da tela. A ferramenta então gerará uma URL, permitindo acessar o seu assistente e compartilhá-lo com quem desejar.

E o resultado final é verdadeiramente impressionante. A experiência de interagir com o nosso assistente, carinhosamente apelidado de Steve Jobs AI, é notável e enriquecedora. Aqui estão algumas das perguntas que fiz para testar:

LEITURA RECOMENDADA

Demais né? Para encerrar com chave de ouro, se você se empolgou com o que leu e deseja explorar ainda mais a ferramenta Promptly além do plano gratuito, temos uma surpresa especial: uma oferta exclusiva! Oferecemos a você um cupom de desconto de 50% para os primeiros três meses na assinatura Pro da Promptly. Com esta assinatura Pro, você ganha acesso a funcionalidades avançadas que prometem elevar sua experiência e produtividade a outro nível.

Para aproveitar seu cupom promocional e garantir 50% de desconto é muito fácil! Acesse aqui e nos diga seu e-mail no formulário disponível. Depois, é só aguardar o envio do cupom diretamente para o seu e-mail!

Te aguardo nos próximos artigos!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

, Designer de Produto e Instrutor no AI Academy da StartSe

Tiago, Designer de Produto da StartSe, é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR e possui vasta experiência em desenvolvimento front-end, UI & UX Design e inteligência artificial, desempenhando um papel fundamental na prototipagem e no desenvolvimento de soluções de grande impacto.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!