Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Startups precisam mais que uma boa ideia?

Diferente do que muitos pensam, apenas ter uma ideia não é suficiente. Ela deve vir acompanhada de conhecimento e experiência de mercado.

Startups precisam mais que uma boa ideia?

startups-precisam-mais-que-uma-boa-ideia (Foto: GettyImages).

, Head de Conteúdo na Captable

6 min

18 mai 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Juliana Irala, da CapTable Brasil.

Alguns burburinhos no mercado de inovação dizem que uma startup de sucesso é nada mais do que uma grande ideia executada (ou vendida) bem... Mas isso passa longe de ser verdade. Afinal, muitas empresas baseadas em ideias muito boas não deram certo pela falta de uma peça-chave: conhecimento e experiência. 

Uma ideia que não é sustentada por conhecimento de mercado pode sair como muito complicada ou muito frágil e ineficaz. Por exemplo, healthtechs que voltam todos seus esforços à tecnologia, mas deixam de olhar para as reais necessidades dos clientes, ou empresas de varejo que supervalorizam o que os clientes estão dispostos a pagar.

Assim, ganhar experiência no mercado ajudará o empreendedor a entender se a sua ideia atende, de fato, as necessidades e demandas dos clientes. Aqui, rodar algum tipo de MVP para uma quantidade menor de pessoas pode ser uma opção.

MERCADO

Mas ainda que a ideia possa ser excelente e inovadora, o mercado pode não estar pronto para ela. Muitos negócios não conseguiram captar recursos ou conquistar clientes há 5 ou 10 anos, mas, depois de muitas tentativas, viraram empresas de sucesso. Em parte isso acontece porque elas nasceram orientadas para mercados “futuros”, com soluções para problemas que podiam não fazer muito sentido no momento para os clientes anteriormente.

Um exemplo disso é a Loft, startup brasileira de compra de imóveis que virou referência mundial e ganhou status de duplo unicórnio em 2021.

Se fosse lançada há 10 anos, talvez a Loft não tivesse atingido o patamar que atingiu em apenas 16 meses. Claro que já havia problemas para serem solucionados no mercado imobiliário em 2012, mas naquele ano, as pessoas não ficariam confortáveis, nem teriam celular com conexão tão boa para as tour virtuais que o aplicativo oferece, para tomar uma decisão tão grande quanto comprar um apartamento.

Portanto, conhecer melhor o mercado dá ao empreendedor uma noção maior dos motivadores e das barreiras à adoção do produto, além de o colocar em sintonia com quando e como as marés mudam, fazendo com que ele possa projetar soluções flexíveis e estar preparado para modificar o produto de acordo com as mudanças de necessidades.

POR QUE IMPORTA?

Muitos empreendedores pulam de cabeça em uma ideia antes de entender o mercado e, posteriormente, têm de reestruturar, vender ou fechar seus negócios. Assim, sairão na frente aqueles que conhecerem o mercado desde o pontapé inicial, pois estarão mais preparados para planejar, prever com precisão e construir um roadmap para o crescimento do seu negócio.

Afinal, ainda que muitos pensem que uma ideia inovadora é suficiente para ter uma startup de sucesso, a realidade é muito diferente. A ideia é o princípio, mas ela deve vir acompanhada de conhecimento e experiência de mercado, porque a construção importa muito mais.

Quer saber antes sobre startups inovadoras e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Para captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!