Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Starlink cresce no Brasil, mas peca em atendimento ao cliente; entenda

Criar acesso à Internet em áreas remotas abriu muitas oportunidades para a Starlink no Brasil, mas também, muitas reclamações.

Starlink cresce no Brasil, mas peca em atendimento ao cliente; entenda

, Jornalista

4 min

30 ago 2023

Atualizado: 4 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A internet de Elon Musk, a Starlink, encontrou um grande campo de atuação no Brasil. Afinal, garante acesso em áreas remotas com qualidade. 

Como a Starlink está alcançando mais gente? 
 

  • A SpaceX lançou mais 22 satélites Starlink ao espaço no sábado (26). Com esta missão, a empresa soma agora mais de cinco mil satélites já lançados.
  • Com essa estrutura, a latência da internet é comparada à fibra ótica, tornando a internet adequada para atividades que exijam respostas rápidas, como videochamadas. 
  • Os planos oferecidos no Brasil atualmente vão de R$180 a R$700 por mês — fora o valor dos impostos. 
  • Além disso, o usuário pode cancelar o serviço a qualquer momento, pelo app, e retornar quando quiser.

Satélite da Starlink (Fonte: Starlink)


Starlink não tem responde clientes no Brasil

Apesar disso, não tem representação no Brasil. Os 67 mil clientes por aqui – sendo 21 mil apenas na Região Norte, segundo a Anatel, não tem uma estrutura local de vendas e suporte

Um levantamento da Teletime mostra que no Reclame Aqui a empresa se enquadra como Não Recomendada, já que nunca se posicionou sobre os problemas dos usuários. 

E quais são as principais queixas?

  • Mau atendimento do SAC
  • Valor cobrado é maior do que a mensalidade anunciada
  • Problemas com o aparelho

Por que importa?

Hoje, a Starlink ainda opera sozinha na entrega de Internet via satélite no Brasil, considerando o conjunto que ela oferece. Empresas como ViaSat e HUGHES oferecem cobertura via satélite no Brasil, mas não com a latência da Starlink, vale ressaltar. E ao considerar a possibilidade do aumento de usuários, os desafios com os clientes podem aumentar.

Isso dá brechas para concorrentes que querem oferecer serviços similares (a Amazon e Google estão se movimentando para isto), mas também a necessidade da Starlink de olhar para a experiência do cliente de forma mais estratégica. 

Como serviço que tem potencial de revolucionar o acesso à Internet, a responsabilidade é de cuidar para que as pessoas tenham serviços de alto nível. Elas pagam, esperam por isto e estão falando sobre -- pelo menos no Reclame Aqui.

 

Leitura Recomendada

Colocar o cliente no centro é sobre pensar na estratégia do negócio. Este curso exclusivo oferece as ferramentas e conhecimentos necessários para impulsionar o crescimento da sua empresa e se destacar no mercado. Aprenda as melhores práticas em planejamento estratégico e inovação, desenvolva habilidades de liderança e descubra como criar uma vantagem competitiva duradoura. Não perca essa oportunidade de transformar o seu negócio e alcançar o sucesso empresarial. Basta clicar aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!