Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
De redes sociais a carros elétricos, entenda as tendências da inovação. 12 destaques do relatório da Atlantico contam uma história que realça a importância crescente da tecnologia na América Latina.
quem-ganha-com-a-digitalizacao-do-brasil. (Foto: GettyImages).
, Head de Conteúdo na Captable
6 min
•
24 set 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
Por Victor Marques, da CapTable Brasil
Os 12 pontos destacados abaixo, são dados da nova edição do Latin America Digital Transformation Report, feito pelo fundo de investimento Atlantico e mostram os efeitos da digitalização da América Latina e do Brasil. Confira:
1. O acesso a internet na América Latina continua em tendência de crescimento, impulsionando o crescimento das empresas de tecnologia. O Brasil tem 75% da população online - atrás dos EUA (90%) e da Alemanha (94%) - mas é o país com maior tempo gasto na internet: mais de 10h por dia.
2. Os aplicativos mais utilizados na América Latina ainda são liderados pelo WhatsApp - inclusive, os 4 primeiros da lista são todos do Facebook - mas o TikTok vem ganhando espaço e já é o sexto app mais popular na região.
3. Os pagamentos também sofreram uma revolução recente possibilitada pela tecnologia: o Pix se tornou uma das maiores formas de pagamento entre pessoas no Brasil, principalmente entre os jovens.
4. O crescimento da digitalização da LatAm fez com que as startups recebessem volume recorde - sem precedentes - de investimento. O número e valor agregado de unicórnios da região quase dobra a cada ano.
5. As fintechs ainda lideram como segmento que mais recebe investimento - resultando em múltiplos unicórnios e evolução mais rápida do setor.
6. O e-commerce cresceu drasticamente durante a pandemia, o que impulsionou o crescimento das plataformas de e-commerce - como VTEX e Nuvemshop - que oferecem soluções de digitalização do varejo offline.
7. Magalu, Americanas e Mercado Livre dominam 64% das vendas de e-commerce na América Latina. O que eles têm em comum: são alguns dos players do varejo que mais realizaram M&As com startups para evoluir seus negócios.
+ Para conferir a materclass exclusiva de lançamento do report feita pela StartSe, clique aqui.
8. O Magazine Luiza cresceu suas vendas em 131% - um dos líderes de crescimento do e-commerce no Brasil.
9. A logística last-mile, um dos setores que registrou maior movimentação de aquisições por parte dos e-commerces, representa uma das partes mais caras dos serviços de entrega no Brasil.
10. Os varejistas brasileiros precisam ficar de olho: as empresas asiáticas já tomaram 4 lugares do pódio de apps de varejo mais utilizados no Brasil. Shoppee (#2), Aliexpress (#6), Wish (#8) e Shein (#10) já disputam pelos olhos dos consumidores do país.
11. A eletrificação da frota brasileira começa a apresentar crescimento exponencial: de 2018 para 2020 houve crescimento de 5x no número de novos carros elétricos registrados no país.
12. Todo esse crescimento dos setores tecnológicos pode dar a impressão de que a América Latina já atingiu um platô - pelo contrário: a região ainda têm enorme potencial em comparação com outras regiões.
A CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe, permite que qualquer um tenha a oportunidade de investir em startups. Apenas em 2021, a CapTable já captou mais de R$ 35 milhões para 22 startups. Recentemente, a plataforma teve seu primeiro exit com a aquisição do Alter pelo Méliuz, os investidores tiveram mais de 70% de valorização do investimento em nove meses. Cadastre-se e conheça as captações disponíveis.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo