Sou Aluno
Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


Por que o Nubank começou a investir em startups?

O Nubank investiu em uma fintech indiana, a Jupiter. Por que uma startup decidiu investir em outra? Qual o objetivo do roxinho? Saiba mais...

Por que o Nubank começou a investir em startups?

Mulher segurando cartão Nubank (foto: divulgação)

, Head de Conteúdo na Captable

6 min

11 ago 2021

Atualizado: 19 mai 2023

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!

Por Victor Marques

Os dias em que o Nubank precisava comprovar seu valor e a viabilidade do seu negócio para investidores hoje estão distantes. Mas a fintech parece não ter esquecido dos tempos em que não tinha a visibilidade de hoje, mas sabia que possuía um serviço incrível para oferecer. Em uma prova de que entende que outras startups – e até mesmo fintechs – daqui ou internacionais ainda têm muito a oferecer e a ensinar, o Nubank anunciou na semana passada o investimento em uma startup indiana, a fintech Jupiter.

Não satisfeito em participar, o Nubank liderou o aporte na Jupiter, uma fintech indiana com muitas similaridades ao modelo de negócio do Nubank aqui no Brasil. Junto à Sequoia Capital e Matrix Partners, a fintech brasileira investiu na rodada de US$ 44 milhões.

Para quem observa de fora o ecossistema de startups, pode parecer estranho que uma empresa privada, ainda considerada por muitos uma startup, tenha decidido investir parte dos milhões de dólares levantados em rodadas de investimento em um outro negócio. Quais os motivos de colocar capital em uma concorrente – ainda que atue em mercado não atendido pelo Nubank – e não investir o valor na própria operação?

OS MOTIVOS

Pode parecer contraditório uma startup investir em outra. É mais comum que, caso tenham interesse em uma outra startup, realizem uma aquisição ou fusão (M&A). Os M&As são práticas cada vez mais comuns, principalmente por parte das empresas tradicionais que escolhem adquirir startups para absorver tecnologia, talentos e expandir seu mercado.

No caso do Nubank, a escolha foi motivada por aprendizado. Segundo David Vélez, CEO do Nubank, "Os mercados indiano e latinoamericano têm muitas semelhanças e, com esse investimento, pretendemos apoiá-los em seu caminho de crescimento e aprender com os desafios que encontrarão por lá".

App da fintech indiana Jupiter (foto: reprodução)

Claro que, assim como qualquer investidor, o Nubank deve ter vislumbrado a possibilidade de multiplicar o capital investido eventualmente. Mas, por agora, o valor investido é para garantir acesso. Acesso ao conhecimento, experiências e compartilhar sua própria sabedoria com uma fintech que atua em mercado similar ao brasileiro.

O poder do investimento em startups – para além das valorizações exponenciais – está nessa possibilidade de aprender com a jornada de uma startup que pretende revolucionar um mercado. Entender, de dentro, como funciona o negócio e poder contribuir com seu conhecimento é uma das motivações de quem investe em startups.

Para entender mais da Nova Economia, do mercado, das possibilidades de uma fintech, o Nubank – mesmo estando inserido nessa mesma vertical – decidiu embarcar nessa jornada da startup indiana, realizando seu primeiro investimento puro em outra empresa.

POR QUE IMPORTA?

Assim como o Nubank, os investidores de startups frequentemente citam a conexão com o mundo da inovação como um dos maiores motivadores para aportar capital em startups. Além de poder enxergar antes e, com isso, lucrar com o crescimento das empresas com potencial para se tornarem líderes de seus segmentos, o investimento em negócios da Nova Economia traz a chance de participar de uma comunidade engajada - que pode inclusive trazer ensinamentos que mudem a maneira como o investidor lida com seu próprio negócio.

Participar de uma comunidade de investidores tornou-se muito mais fácil através de plataformas, como a CapTable. Se você é empreendedor, possui uma startup e deseja ser avaliado pelo time de seleção, basta se inscrever para captar investimento. E se você deseja se tornar um investidor de startups, participando de uma comunidade de investidores, expandindo seu network e conectando-se a empreendedores que estão construindo os negócios do futuro, cadastre-se na plataforma e confira as oportunidades disponíveis.

A CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe, permite que qualquer um tenha a oportunidade de investir em startups. Em seus dois anos, a CapTable já captou mais de R$ 32 milhões para mais de 30 startups. Recentemente, a plataforma teve seu primeiro exit com a aquisição do Alter pelo Méliuz, os investidores tiveram mais de 70% de valorização do investimento em nove meses.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Leia o próximo artigo

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!