Empresa se transforma em Public Benefit Corporation, mantendo foco no bem público — mas levanta dúvidas sobre os interesses de gigantes como Microsoft e SoftBank, que já investiram bilhões.
Reprodução OpenAI
, Founder da StartSe
2 min
•
7 mai 2025
•
Atualizado: 7 mai 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
A OpenAI anunciou que sua divisão sem fins lucrativos continuará no controle de suas operações comerciais, revertendo planos anteriores de se tornar uma empresa com fins lucrativos, como queria Sam Altman.
Como parte da nova estrutura, a OpenAI transformará sua subsidiária com fins lucrativos em uma "Public Benefit Corporation" (PBC), permitindo maior flexibilidade comercial enquanto mantém o compromisso com o bem público.
Com essa reestruturação, a OpenAI busca continuar sua missão de desenvolver Inteligência Artificial Geral que beneficie toda a humanidade, enquanto navega pelas complexidades de financiamento e governança.
Basta saber o que vai acontecer com os investidores que aportaram dezenas de bilhões de dólares na empresa, principalmente Microsoft e SoftBank. Se a empresa não foca no lucro, o que sobra pra eles?
Só a título de informação: a Microsoft colocou US$ 13 bilhões na OpenAI e o SoftBank aportou US$ 40 bilhões. Obviamente essas empresas esperam algu lucro, seja ele financeiro ou através de transição tecnológica.
Prepare-se para liderar a próxima onda de inovação.
Participe do Executive Program da StartSe e descubra como as empresas mais inovadoras do mundo estão moldando o futuro com tecnologia, parcerias e visão estratégica. Saiba mais aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!