Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Open Insurance: startup fecha parceria com a B3

Parte do Open Finance, o Open Insurance começará sua fase de testes. Para facilitar a adoção pelas seguradoras, a B3 fechou parceria com a Finansystech. Como será a implementação do Open Insurance? Entenda.

Open Insurance: startup fecha parceria com a B3

open-insurance-startup-parceria-b3. (Foto: GettyImages)

Por Victor Marques, da CapTable Brasil.

O Open Insurance, uma espécie de Open Banking para seguros, irá permitir o compartilhamento de informações de clientes entre seguradoras – de forma similar ao que o Open Banking está fazendo para as instituições financeiras.

O início da implementação do Open Insurance será realizado em um modelo de teste, onde as seguradoras poderão realizar o compartilhamento de dados públicos. Já na segunda fase, que deve começar em setembro de 2022, dados privados serão compartilhados – como dados de apólices e pessoais de clientes, mediante autorização.

A PARCERIA

Para possibilitar a integração, as seguradoras devem gerir os dados compartilhados, integrar os sistemas, realizar a gestão de diretório, gestão de consentimento, motor de regras de negócios, além de outros processos operacionais.

Mas a dificuldade de integração com softwares de core bancário, os altos custos de requisitos regulatórios e a dependência que organizações são submetidas quando optam por determinada tecnologia – colocam a implementação do Open Finance como um desafio para as instituições financeiras.

Para facilitar a adesão ao Open Insurance, a B3 lançou uma plataforma para servir como infraestrutura do mercado e gerenciar o tráfego de dados entre as empresas – desenvolvida em parceria com a Finansystech, startup pioneira do Open Finance.

A Finansystech, apesar do seu início de operações recente – foi fundada em junho deste ano –,  já é reconhecida mundialmente. A plataforma de Open Finance as a Service é a primeira entidade do mundo a ser certificada pela OpenID, fundação que fornece padrões internacionais de segurança para iniciação de pagamento. 

No final do mês passado, a Finansystech levantou R$ 2,49 milhões através da CapTable, a maior plataforma de investimentos em startups do Brasil, para atender a participação obrigatória crescente das instituições financeiras ao Open Finance. 

Além disso, a startup pretende utilizar o capital para investir na expansão internacional: a plataforma da Finansystech já é compatível com os modelos do Reino Unido e Austrália. O projeto deve iniciar já no ano que vem, incluindo países como Estados Unidos, México e Emirados Árabes, além dos já citados. 

POR QUE IMPORTA?

Com a obrigatoriedade escalonada definida pelo Banco Central, novas categorias de instituições financeiras devem demandar soluções como a da Finansystech – com a corrida pela adoção do protocolo, a startup tem um horizonte claro de oportunidades para ganhar novos clientes, expandindo a cada fase de implantação do Open Finance.

Além do mercado brasileiro, o Open Finance é uma tendência mundial e as certificações exigidas pelos bancos centrais internacionais são, em grande parte, as mesmas. Os investidores que enxergaram o potencial da Finansytech e se tornaram sócios da startup no mês passado através da CapTable já podem observar o crescimento do negócio, com passos importantes como a parceria com a B3.

Quer saber antes sobre startups inovadoras como a Finansystech e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, a plataforma de investimento em startups da StartSe. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações!


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo