Rede americana automatiza farmácias para cortar custos e ganhar eficiência — mas ainda luta para sobreviver no mercado
Reprodução
, Founder da StartSe
3 min
•
20 mai 2025
•
Atualizado: 20 mai 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Robô na farmácia.
A Walgreens está apostando alto em automação: até o fim do ano, 5.000 farmácias da rede vão contar com centros robotizados que usam inteligência artificial para separar, embalar e validar prescrições médicas.
Esses centros funcionam como “fábricas de medicamentos”, onde robôs realizam tarefas repetitivas com precisão, reduzindo erros humanos, acelerando o tempo de preparo e liberando os farmacêuticos para focar no cliente.
Mesmo assim, o mercado está cético:
O mercado de farmácias nos EUA passa por um período de ajuste, com Walgreens e CVS Pharmacy fechando milhares de lojas. Já aqui no Brasil, o momento do mercado é diferente.
Nos EUA, o movimento é de fechar lojas. Aqui é de expansão plena. E o iFood, que é muito mais do que "food", já entrega centenas de milhões de reais em itens de farmácia todo mês. Será que vem algo por ai?
Leitura recomendada
Enquanto a Walgreens automatiza farmácias e fecha lojas, o iFood avança no delivery de medicamentos e o mercado brasileiro segue em expansão. Estamos diante de um ponto de inflexão no varejo de saúde? No Executive Program, você acessa análises aprofundadas sobre os movimentos que estão redesenhando setores inteiros — para entender não só o que está acontecendo, mas o que isso significa para o seu negócio. Inscreva-se já!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!