Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Não viaje sozinho - app oferece comunidade como solução

Comunidade e match entre usuários é a aposta de um app para resolver o problema de turistas que deixam de viajar por não ter companhia.

Não viaje sozinho - app oferece comunidade como solução

nao-viaje-sozinho-app-oferece-comunidade

, Head de Conteúdo na Captable

6 min

7 mai 2021

Atualizado: 11 jan 2023

Por Victor Marques

Imagine o seguinte cenário: você escolheu seu destino dos sonhos, planejou sua viagem, mas por não ter companhia, acaba não viajando. Essa é a realidade de muitas pessoas. Mais de 38% dos turistas viajam sozinhos - embora alguns viajem sozinhos por preferência, alguns acabam encontrando na falta de companhia um impeditivo para realizar a viagem dos sonhos. Conheça uma startup que criou um app para resolver esses problemas.

A SOLUÇÃO

Renata Franco trabalhou por mais de 20 anos no mercado de turismo, mas percebeu que havia um problema recorrente no setor: pessoas que deixavam de viajar por falta de companheiros para se aventurar. No final de 2019, logo antes da pandemia que afetou fortemente o setor, decidiu empreender e fundar o Pinguim, uma startup que nasceu com o propósito de conectar pessoas para resolver esse problema.

A solução atraiu mais de 40 mil usuários e mostrou o poder de uma comunidade na solução do problema dos viajantes solitários. A ideia do serviço é formar uma rede social específica para os entusiastas de viagem. Renata Franco, CEO do Pinguim, explica que "assim como usamos o LinkedIn para relações de trabalho, identificamos a necessidade de uma rede que conectasse pessoas dentro do nicho de turismo".

solucao-proposta-pelo-pinguim-e-uma-comunidade-de-viajantes-que-buscam-companhia

MATCHMAKING

Mesmo dentro do nicho de turismo, pessoas com preferências distintas - muitas vezes conflitantes - ainda existem. E pior que viajar sozinho é viajar mal acompanhado. Por isso, a solução passou a integrar inteligência artificial para analisar os perfis dos viajantes e proporcionar uma combinação de perfis, um matchmaking, para encontrar viajantes com interesses alinhados.

Dessa forma, a solução passou a unir pessoas com gostos parecidos: pessoas que gostam de praia são sugeridas para quem gosta de praia, climas quentes e destinos paradisíacos. Quem gosta de cidade, é recomendado para viajantes que curtem experiências urbanas, metrópoles e grandes capitais do mundo. Assim, a plataforma garante que além de ter companhia, você terá uma boa companhia.

matchmaking-e-feito-atraves-de-preferencias-definidas-no-app

COMUNIDADE

A construção do perfil é o primeiro passo para que o algoritmo entenda o usuário. E aí que começa o diferencial da solução: viajar antes de sair de casa. Muito mais que um simples '#tbt' no Instagram, o objetivo da rede social é proporcionar um espaço para compartilhar experiências com sentido, descrevendo viagens, avaliando destinos e sugerindo roteiros. O objetivo é gerar conteúdo que tenha valor para outros viajantes, ao passo que aprimora as sugestões de pessoas com interesses similares para você e para outras pessoas com o mesmo perfil.

O valor da comunidade e das sugestões da inteligência artificial ainda vão além: através de parceiros selecionados, serviços, pacotes e experiências vão sendo sugeridos para melhorar ainda mais sua experiência turística - aliando o fator humano a um marketplace especializado para cada tipo de turista e suas necessidades.

cada-destino-mostra-outros-pinguins-interessados

PARCERIAS

Um dos parceiros do Pinguim é a iFriend, startup de turismo que conecta guias locais a viajantes. Com isso, se as pessoas estiverem planejando sua viagem dentro do Pinguim App e quiserem contratar um guia local, podem visualizar as opções da iFriend, contratando os serviços dentro do app.

Outras parcerias incluem Hotel Urbano, Assist Card, entre outras. Dessa forma, a conveniência proporcionada pela solução se expande ainda mais. Sendo possível contratar seguros de saúde, pacotes, hotéis, transporte e outros serviços necessários para viajar tranquilo.

VIAJANDO ALÉM

A startup identificou que viajantes aproveitam suas experiências turísticas em três momentos diferentes: o primeiro é no planejamento, quando o turista começa a pesquisar destinos, montar roteiros - para quem gosta de viajar, planejar faz parte da viagem. O segundo é a viagem em si, o momento em que todos os planos são colocados em prática e é hora de curtir as novas experiências e sensações do destino. E o terceiro momento ocorre no momento de organizar as memórias, que incluem fotos, pessoas e lugares que foram visitados.

Foi entendendo que viajar vai além do momento da viagem em si que a comunidade Pinguim permaneceu viva e em crescimento mesmo durante a pandemia. A vontade de viajar, planejar e falar sobre o tema não morre apenas pela impossibilidade de fazê-lo neste momento. 

POR QUE IMPORTA?

O Pinguim é um case que mostra o poder de uma comunidade, trazendo novas soluções que devem crescer ainda mais com a retomada do turismo após o avanço mundial na vacinação. O grande diferencial do Pinguim é conectar pessoas com pessoas e pessoas com ofertas - possibilitando que seus usuários possam viajar nesse momento, através do planejamento e organização das memórias. Baixe o Pinguim App e comece a viajar hoje sem sair de casa, mas preparado para, em breve, ter novas aventuras e experiências mundo afora.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo