Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
NOVO
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Ao invés de links, respostas às suas perguntas. Esta é a promessa da união de um buscador às ferramentas de inteligência artificial no Bing. Será o fim do Google?
Microsoft (Christophe Morin/IP3 / Colaborador via Getty Images)
, Jornalista
6 min
•
5 jan 2023
•
Atualizado: 30 jan 2023
Quando o ChatGPT, da OpenAI, surgiu e chamou a atenção do mundo (a ferramenta somou mais de 1 milhão de usuários em menos de 1 semana), uma coisa ficou clara: a Microsoft, financiadora do projeto, já estava com um pé no futuro.
Agora veio aí mais uma cartada: usando Inteligência Artificial, a Microsoft vai lançar uma versão do Bing, seu mecanismo de buscas, para fornecer respostas às perguntas dos usuários, não só com links de referências.
A ideia é lançar até março, balançando seu maior concorrente, o Google, que hoje domina o mercado de busca, com cerca de 83,8% de participação, bem distante dos 8,9% do Bing.
Em julho de 2019, a Microsoft aportou US$ 1 bilhão na OpenAI, se aproximando ainda mais do estudo e desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial e de computação em nuvem.
No final de 2022, o projeto apresentou o ChatGPT, vivendo um sucesso absoluto com um robô que responde às perguntas de forma assertiva, rápida e eficiente. Ganhou a admiração de muitos e, claro, o medo do que vem por aí.
Ao comentar um tuíte sobre a ferramenta, o programador Paul Buchheit, principal criador do Gmail, deu dois anos para que o Google seja eliminado pela Inteligência Artificial.
Já no ano passado, a Microsoft disse em um post de blog que planejava integrar o software de geração de imagens da OpenAI, DALL-E 2, ao Bing. Agora parece que a inteligência artificial produzindo textos entra na estratégia do buscador para fechar o pacote.
E mesmo sem terem comentado a integração da IA de texto ao mecanismo do Bing, é sabido que a OpenIA e a Microsoft formaram uma parceria de vários anos para desenvolver tecnologias de supercomputação de inteligência artificial no serviço de computação em nuvem Azure, da Microsoft.
Além disso, vale lembrar que a OpenAI pretende cobrar pelo uso do ChatGPT. Isso tornaria o Bing um dos únicos (se não o único) pontos de acesso gratuito à ferramenta de IA.
“Acho que posso dizer com alguma confiança que 2023 será o ano mais empolgante que a comunidade de IA já teve”, diz Kevin Scott, diretor de tecnologia da Microsoft, em publicação da empresa.
Para ele, essas ferramentas que surgem baseadas em inteligência artificial devem acelerar o trabalho repetitivo que muitas pessoas acabam fazendo, aprimorando o fluxo. Dessa forma, devemos assistir ao longo deste ano aos avanços e à aproximação das ferramentas no uso cada vez mais cotidiano.
A StartSe já deu o primeiro passo e lançou uma ferramenta gratuita para quem quer criar copys para a empresa de forma mais rápida. Para acessar, basta baixar o app StartSe e localizar a ferramenta. Confira aqui mais detalhes desta inovação e teste já!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.
Fale Conosco
Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h
Atendimento exclusivo telefônico
+55 (11) 5039-5602
+55 (11) 97558-6880
+55 (11) 97244-8378
E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com
É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com
STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50
Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação
Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China