Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Micro markets fazem sucesso pela autonomia e conveniência

Conheça o modelo micro market: lojas autônomas, em condomínios residenciais - abertas 24h e 7 dias por semana - onde é possível comprar o que precisa sem aguardar por uma entrega ou se deslocar.

Micro markets fazem sucesso pela autonomia e conveniência

micro-market-autonomia-e-conveniencia

, Head de Conteúdo na Captable

8 min

28 jul 2021

Atualizado: 19 mai 2023

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!

Por Victor Marques

Ir ao mercado é uma atividade que contraria quase tudo que o consumidor busca: é lento, exige deslocamento e consome tempo. Na busca de resolver esses problemas, plataformas de delivery como Rappi e iFood oferecem a entrega das compras em casa. Mas aí esbarram em outro problema: a espera. Nem sempre a loja que você deseja está entregando rapidamente, por vezes é necessário agendar a entrega e caso você precise de poucas coisas, muitas vezes o valor da entrega não compensa.

Em busca de atender essa demanda, lojas de "conveniência" e minimercados de bairro moldaram seus modelos de negócio. Mas as lojas de "conveniência" costumam oferecer preços muito elevados e muitas não funcionam 24h. Os minimercados oferecem mix de produtos muito limitado e ainda exigem deslocamento, além de também terem horário de abertura limitado.

A Quadrado Express propõe uma solução que busca resolver todos esses problemas: através de lojas autônomas, dentro de condomínios ou empresas, a empresa oferece uma loja que é realmente conveniente, não exige deslocamento, com preços justos e onde é possível conseguir os produtos desejados sem aguardar uma entrega.

QUADRADO EXPRESS

A Quadrado Express oferece micro markets autônomos para empresas e condomínios, através de um modelo de negócio hoje composto de lojas próprias, mas com modelo de licenciamento de unidades já delineado, com tempo de payback rápido para empreendedores que desejarem abrir lojas no modelo.

Com 22 lojas próprias já em funcionamento, a operação é concentrada no Rio Grande do Sul. A estratégia é dominar o mercado da região: somente em Porto Alegre, há 16 mil condomínios residenciais, pelo menos 40% desses têm condições de abrir um micro market.

Na busca de atender o desejo de imediatismo, uma tendência crescente, especialmente na geração Z, a Quadrado Express oferece a possibilidade de comprar os itens que estão faltando em casa rapidamente, seja de pantufa ou de chinelo. Sem precisar aguardar. Bastando acessar o mercado com o aplicativo no smartphone, escolher os produtos, escanear os itens e pagar.

Além dos condomínios residenciais - foco atual da empresa - a Quadrado possui unidades em empresas como Nelogica, Safeweb e Dufrio, além de uma unidade na parte administrativa do aeroporto de Porto Alegre, gerenciado pela Fraport.

unidade-da-quadrado-express-em-condomio-aberta-24h-7-dias-por-semana

TENDÊNCIA

Os mercados autônomos são uma tendência que ganhou força com o AmazonGo, mercado autônomo da Amazon que oferece uma experiência 100% sem checkout. Em modelo similar, mas ainda exigindo o checkout - modelo conhecido como Scan&Go - o Carrefour começou a implementar lojas autônomas dentro de condomínios, com a marca Carrefour Express, inicialmente concentradas no estado de São Paulo.

A Quadrado Express atua em modelo similar na região sul, com o diferencial de já possuir 22 lojas próprias e intenção de colocar pelo menos duas novas em operação por mês. Ainda, como forma de tornar o negócio ainda mais escalável, já estruturou modelo de licenciamento de unidades, acelerando a expansão.

Para atingir a meta de abrir duas novas unidades ao mês, a Quadrado Express conta com o interesse de incorporadoras: os micro markets autônomos dentro dos condomínios devem ser uma nova facilidade que atrai compradores para os imóveis, assim como academia, salão de festas e playground.

O custo de abertura das novas unidades é reduzido através de parcerias com as marcas - como Ambev e Fruki -, que fornecem freezers, refrigeradores e até mesmo adegas em comodato. Sendo assim, o custo é reduzido, composto somente pela climatização, prateleiras, totem de pagamento e infraestrutura.

POR QUE IMPORTA?

Uma das grandes vantagens do modelo de mercados autônomos é o uso da tecnologia para identificar padrões de consumo específicos. Empresas gigantes, como a Ambev, possuem informações reduzidas sobre seus consumidores, com a tecnologia da Quadrado Express, pode identificar comportamentos e clientes que possam ter mais interesse em uma promoção específica em determinado dia da semana, por exemplo - oferecendo experiências personalizadas de consumo.

A estratégia de dominação regional da Quadrado Express aumenta a probabilidade de despertar o interesse de um player maior que deseje adquirir a operação para entrar na região. Com receita mensal de R$ 290 mil e com intenção de expandir o número de lojas próprias da rede - atingindo maior volume de compras e distribuição, aumentando a margem de lucro da operação -, a Quadrado Express está buscando sócios através da CapTable, a plataforma de investimento em startups da StartSe. Confira a oferta completa.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Leia o próximo artigo

Receba conteúdos exclusivos do AGORA

Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mercado com nossos conteúdos exclusivos!