Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


As lições da viagem de Jeff Bezos ao espaço

O que o primeiro vôo com passageiros da Blue Origin ensina para todos nós.

As lições da viagem de Jeff Bezos ao espaço

Blue Origin (foto: divulgação)

A essa altura, você ja sabe que o cara da Amazon finalmente foi pro espaço. Eu honestamente nunca liguei muito para esse negócio de foguetes mas ontem decidi acompanhar o lançamento. E me surpreendi. Minha lista de pensamentos:]

OS CICLOS QUE SE REPETEM

Eu nasci na década de 80, quando os programas espaciais já estavam em decadência. Era um assunto velho, por isso nunca foi muito pauta dos meus sonhos. Porém, AGORA só se fala nisso de novo! Parece que voltamos ao frisson da conquista espacial dos anos 60. Anota ai: uma nova geração crianças, que hoje está por volta de 5-10 anos vai de novo querer conquistar o espaço... Só que dessa vez vão realmente conseguir.

EXPERIMENTOS VERSUS VIDA REAL

“We did 15 of those launches before but is SO DIFFERENT when you go out with people on board”. Foi assim que a Apresentadora narrou a diferença entre experimentos bem sucedidos e colocar vidas em risco. Me lembra o fato de que muitas vezes confundimos planos, pesquisas e testes com a realidade. Essa é sempre mais dura e imprevisível. Por isso, era impossível não notar a tensão de todos. É de se respeitar a atitude de uns dos caras mais ricos do mundo em colocar sua vida em risco para criar sensação de segurança de seu novo brinquedo.

"LEAN AND MEAN"

Essa foi a descrição dada pela apresentadora quando foi mostrada a imagem do Centro de Controle do lançamento. Impossível não se chocar quando comparamos a imagem atual de uns 10 caras no que parecia ser uma Lan House, com a imagem que lembramos dos lançamentos da NASA - National Aeronautics and Space Administration com umas 100 pessoas numa sala de controle estilo "Estrela da Morte". Realmente outro paradigma.

Jeff Bezos desembarca da Blue Origin após vôo ao espaço (foto: divulgação)

A ECONOMIA CIRCULAR VEIO PRA FICAR

Antes o foguete era descartado. AGORA ele dá ré para ser reutilizado. Simples assim. Ou seja, se até foguete pode ser reutilizado, o paradigma das nossas vidas com certeza será reconfigurado para pensar na reutilização de tudo a nossa volta. É praticamente um foguete-refil. Lindo de ver.

HISTORY TELLING IMPORTA

A data: a mesma de quando o homem pisou na lua.

A tripulação: o mais jovem a ir para o espaço e a mais velha a ir ao espaço. Ele tem esse sonho desde criança. Ela tinha sido impedida de ir no passado.

Mensagem final: agora todos podem. O Espaço é pra todos

UX TAMBÉM IMPORTA

A experiência já esta pronta. A cabine é confortável, com vidros amplos e sem aquele monte de fios malucos aparecendo. E no final, antes do embarque, a Operadora diz aos tripulantes “For now, just sit down and relax”.

E O GRAN FINALE

Ao final da transmissão, com todos bem, a Apresentadora lançou um confiante “Guess what, we are just getting started … there are 2 more flights this year…We are Open to ticket sales!” … O QUE? tem mais voos assim fácil? E já estão vendendo ingressos ao consumidor (rico) final ? Impressionante. Já é realidade.

E que seja eterno enquanto dure...

Thumbnail do vídeo

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo