Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Um Vale do Silício em Portugal? Brasileiros apostam que sim

O Gaia Innovation City está surgindo em no norte de Portugal com a promessa de ser um tech hub tal qual o Vale do Silício.

Um Vale do Silício em Portugal? Brasileiros apostam que sim

, Jornalista

3 min

11 fev 2022

Atualizado: 16 jan 2023

Por Camila Petry Feiler

Um novo tech hub está sendo construído em Vila Nova de Gaia, em Portugal, chamando a atenção para a possibilidade de 15 mil novos empregos. O espaço, que quer conectar inovação, tecnologia e educação, tem um projeto ambicioso e foi reconhecido como o "maior investimento para um campus tecnológico no norte do país", de acordo com o prefeito da cidade, Eduardo Vítor Rodrigues.

O Gaia Innovation City, já comparado ao Vale do Silício, prevê o investimento de 700 milhões de euros. Entretanto, algumas fontes apontam, em entrevista ao Jornal de Negócios, que o valor pode ultrapassar 1 bilhão de euros nos próximos cinco anos.

São 21 hectares comprados por 8 milhões de euros, parte do investimento bilionário que será feito por empresários paulistanos. A área adquirida é a do parque de camping na Praia da Madalena, na cidade vizinha ao Porto, mas a área de construção total pode ser maior, caso seja aprovado o Projeto de Interesse Nacional (PND).

O QUE JÁ SABEMOS SOBRE O GAIA INNOVATION CITY

Os investidores brasileiros, da Gestão de Capital & Management - GCMP, vão dividir o projeto em algumas fases. A primeira é construir áreas destinadas a escritórios, residências estudantis, equipamentos de educação e centros de pesquisa e saúde, espaço para habitação de professores e executivos, hotel e centro de congressos e unidades comerciais. 

A ideia é integrar um conjunto de serviços e infraestrutura para potencializar a incubação de talentos, desenvolvendo os futuros gestores das maiores empresas mundiais em um enquadramento sustentável.  

Inclusive, empresas como Samsung e Google estão em negociação para ocupar o espaço, que pode ser dividido com Amazon, Netflix, Microsoft, Facebook, IBM, Apple e Tesla.

POR QUE PORTUGAL?

Várias iniciativas já estão transformando Portugal em um dos principais destinos dos empreendedores inovadores, reformando o ecossistema e a capacidade de financiamento das empresas tecnológicas, e fomentando a competitividade da economia. 

E da mesma forma que a StartSe foi descobrir o que estava por trás do sucesso de regiões como o Vale do Silício e Miami, agora também tem um escritório oficial em Lisboa, na sede da Nova SBE, que figura entre as melhores escolas da Europa de acordo com o Financial Times. Isso marca o início de um relacionamento com o que há de mais novo no ecossistema de inovação estabelecido enquanto apoia outras pessoas a desbravarem o cenário. 

Se você também quer saber o que tem de novo às margens do Tejo, conheça o Portugal Experience e vivencie a revolução que já acontece por lá.

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo