Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


IA como solução para destravar o crescimento

Processar documentos é um gargalo de crescimento na maioria das empresas. Conheça a Beaver, startup que criou uma solução de processamento e extração de dados através do uso de machine learning.

IA como solução para destravar o crescimento

ia-como-solucao-para-destravar-o-crescimento (Foto: GettyImages).

, Head de Conteúdo na Captable

8 min

28 set 2021

Atualizado: 11 jan 2023

Por Victor Marques, da CapTable Brasil.

Imagine a seguinte situação: você possui uma empresa que lida com centenas ou milhares de documentos diariamente e precisa extrair informações desses documentos para dar andamento aos seus processos internos. Hoje, alguns softwares fazem essa extração, mas dependem de uma estrutura fixa no documento, muitas horas de manuseio e qualquer alteração no formato pode tornar o software inútil.

Toda empresa precisa lidar com um grande volume de burocracia, representado por diferentes tipos de documentos. Esses documentos geralmente não possuem um padrão fixo para o Brasil todo e, portanto, as empresas precisam recorrer ao trabalho manual - consumindo horas de trabalho, resultando em erros de digitação e uso não otimizado da força de trabalho.

Com a chegada da Inteligência Artificial, novas aplicações da tecnologia utilizam os modelos de treinamento dessa inteligência para compreender padrões dentro de documentos escritos em português. Além de identificar os caracteres (OCR), é necessário que haja um processamento da linguagem natural (NLP), para isso o sistema precisa ser treinado com um tipo específico de documento e, a partir da base criada, é possível expandir o número de documentos compreendidos pela solução.

analise-e-processamento-de-documentos-sao-o-gargalo-de-quase-toda-operacao (Foto: GettyImages).

BEAVER

A Beaver é uma startup que criou uma solução para extração de dados de documentos não-padronizados através do emprego de inteligência artificial e, com isso, oferece seu serviço para outras empresas que precisam extrair dados de documentos complexos - esses documentos, apesar de possuírem uma lógica interna, têm suas peculiaridades.

Através da ferramenta interpretativa, que utiliza tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP), a Beaver já oferece soluções que extraem dados de matrículas imobiliárias, leitura de contratos de compra e venda, leitura de editais de leilão e, em breve interpretação de contratos sociais, procurações e formulários. 

Embora os documentos possuam particularidades, a base da tecnologia pode ser utilizada para ampliar os tipos de documentos que a ferramenta é capaz de interpretar, garantindo escalabilidade para a solução - ainda, com os avanços em outros tipos de documentos, a ferramenta pode ficar ainda mais precisa nos documentos já atendidos, num ciclo que retroalimenta a evolução da compreensão dos dados.

O objetivo da Beaver é facilitar a vida das empresas que são clientes da startup, reduzindo erros, tempo de análise de documentos, liabilities e necessidade de pessoas extraindo os dados.

A tecnologia proprietária da Beaver é comparável às produzidas por empresas mundiais de tecnologia mas, como barreira de entrada de concorrentes, esse tipo de tecnologia exige que seja desenvolvido um modelo específico para cada língua presente nos documentos.

Oferecendo um modelo de negócio de Software as a Service (SaaS) que cobra pela quantidade de documentos - com valor unitário que varia conforme a recorrência do contrato -, a Beaver soluciona problemas de diversos segmentos de empresas. Além do software, a startup oferece serviços que unem o SaaS e a verificação da qualidade da extração e o processamento de lotes (batch) de documentos que estão em backlog e precisam ser estruturados.

a-plataforma-da-beaver-interpreta-as-informacoes-contidas-nos-documentos-com-uso-de-nlp

PRÓXIMOS PASSOS

Aliando inteligência artificial e machine learning, a Beaver faz a análise dos dados e aplica os aprendizados adquiridos pelas análises dos documentos para tornar sua tecnologia proprietária ainda mais precisa. O objetivo da Beaver é realizar a expansão comercial, além de otimizar e desenvolver novos produtos a partir da tecnologia desenvolvida.

Com o objetivo de atender todos os processos documentais das empresas que já são clientes da solução - e de novas - a Beaver pretende aumentar os tipos de documentos possíveis de serem analisados por sua solução. Ainda, pretende oferecer novos produtos: apesar de muitos clientes utilizarem a solução para ler o mesmo tipo de documento, o modo como cada cliente usa e integra a solução aos seus processos é diferente, por isso é possível criar experiências diferentes para cada tipo de cliente. 

POR QUE IMPORTA?

A gestão de documentos está no cerne das atividades de praticamente todas as empresas e, por isso, a falta de digitalização e automação nesses processos causa gargalos que encarecem e dificultam o crescimento das operações. A Beaver traz soluções que são parte do processo necessário para automatizar cadeias de ponta a ponta e permitir a real transformação digital das empresas.

A startup é uma das primeiras empresas de inteligência artificial no mercado em que atua. Como um dos primeiros players do segmento, o potencial de conquistar parte relevante do setor é alto. Oferecendo tecnologia para automatizar esses processos, a Beaver tem o poder de tornar mais eficientes a intensa troca e validação de documentos que ocorrem por trás de toda relação comercial.

Mais de 50 mil informações por mês são processadas pela Beaver, vindas de mais de 4 mil documentos analisados. A Beaver está pronta para escalar sua solução e processar mais tipos de documentos - consequentemente garantindo mais clientes. Você pode ser sócio de uma startup de inteligência artificial, a Beaver está buscando sócios através da CapTable, a plataforma de investimento em startups da StartSe. Confira a oferta completa.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo