Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Ford lança farol inteligente que projeta informações diretamente na estrada

A expectativa é que a ferramenta ajude na condução de veículos à noite; entenda como irá funcionar

Ford lança farol inteligente que projeta informações diretamente na estrada

, jornalista da StartSe

4 min

17 ago 2022

Atualizado: 23 jan 2023

O Head Up Display está com os dias contados? Talvez. A Ford trouxe uma proposta diferente ao mercado: a possibilidade de que faróis inteligentes projetem as informações diretamente na estrada.

O condutor ou condutora do veículo poderá ver placas de trânsito, o estado da via a frente (se há a presença de gelo, por exemplo) e até mesmo calcular a posição do veículo de acordo com faixas projetadas de direção. A última facilidade oferecida, por exemplo, não está disponível no Head Up Display, iniciativa que está presente em alguns carros de luxo e que projeta as informações diretamente no para-brisa.

Para a Ford, o conceito é valioso principalmente para quem tem receio de dirigir à noite. Segundo pesquisa da Rospa apresentada pela montadora, 40% dos acidentes de trânsito do Reino Unido acontecem quando há baixa luminosidade e, naturalmente, o risco aumenta se o motorista deixa de olhar a estrada.

“Agora, há o potencial de fazer muito mais do que apenas iluminar a estrada adiante para ajudar a diminuir o estresse de dirigir a noite. O motorista pode ter informações essenciais sem nunca precisar tirar os olhos da estrada”, contou Lars Junker, especialista de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da Ford Europa, no anúncio.

A companhia informa que a implementação dos faróis inteligentes depende da aprovação dos órgãos reguladores de cada local.

POR QUE IMPORTA?

A novidade mostra que uma inovação incremental pode transformar completamente a experiência dos usuários. Além disso, aponta como a Ford está pensando no futuro da mobilidade, que vai além de carros elétricos, autônomos etc.

Recentemente, a companhia também lançou uma ferramenta para auxiliar no trânsito nas cidades: o geofencing. Na prática, há uma delimitação virtual de área, identificando locais com maior fluxo de pessoas, como escolas, centros comerciais etc. Ao chegar nas áreas mapeadas, os veículos reduzem a velocidade automaticamente. O geofencing está em testes nas vans da própria Ford, na Alemanha.

Se você também quer saber como fidelizar clientes a partir da experiência, a Dra. Lidija Polutnik, professora de economia na Babson College, vai ministrar um módulo sobre o tema no EXP, uma certificação internacional criada para fortalecer o empreendedor brasileiro:

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo