CEO da OpenAI investe na Retro Biosciences, que inicia testes clínicos de uma droga capaz de “resetar” células envelhecidas e usa IA para acelerar a descoberta de terapias de longevidade.
Sam Altman, CEO da OpenAI
, redator(a) da StartSe
3 min
•
30 set 2025
•
Atualizado: 30 set 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Sam Altman, CEO da OpenAI, está apostando alto: sua startup Retro Biosciences, fundada em 2021, vai iniciar ainda neste ano o primeiro ensaio clínico da pílula RTR242 na Austrália. O objetivo é reativar a autofagia — o “modo faxina” natural das células — para limpar proteínas tóxicas que se acumulam no cérebro com Alzheimer e outras doenças ligadas à idade. (Business Insider)
Essa intervenção faz parte de uma estratégia mais ampla da Retro: enquanto trabalha para colocar RTR242 em fase clínica, também investe em terapias celulares (como substituir microglia envelhecida por jovens) e em tratamentos para doenças do sangue. O plano visionário é adicionar cerca de 10 anos de vida saudável às pessoas. (Business Insider)
A Retro recebeu um investimento inicial de US$ 180 milhões, com Altman entre os principais financiadores, e está em vias de levantar mais fundos para expandir os programas de longevidade. Sua colaboração com a OpenAI inclui o uso de modelos de IA para projetar proteínas, acelerar a descoberta de drogas e imaginar intervenções biológicas que “resetem” partes do corpo danificadas pelo envelhecimento. (Financial Times)
Se você quer acompanhar de perto essas fronteiras, ver de perto laboratórios, startups e inovações reais que estão moldando o futuro da saúde e longevidade, a Missão Vale do Silício Executiva da StartSe é o seu lugar.
👉 Participe da Missão Vale do Silício para Executivas — oportunidades limitadas para conectar com quem está construindo o amanhã da biotecnologia, IA, medicina regenerativa e muito mais.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
redator(a) da Startse
Sócio da StartSe
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!