Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Inovação

Domino's já está fazendo entrega de pizzas com robôs

É o primeiro veículo autônomo sem ocupante a rodar pelos Estados Unidos. E isso deve transformar o mercado de entregas no mundo.

Domino's já está fazendo entrega de pizzas com robôs

Robô de entrega da Domino's feito pela Nuro (foto: Divulgação/Domino's)

7 min

13 abr 2021

Atualizado: 16 nov 2022

Por Alberto Cataldi

A Domino's pode ser vista como uma marca tradicional no ramo de fast food, mas está sabendo inovar no delivery de seus produtos. A empresa anunciou que começou a fazer entregas com a ajuda de robôs. O R2, da empresa de robótica Nuro, está oficialmente funcionando para pedidos feitos em Houston, nos Estados Unidos.

COMO FUNCIONA A ENTREGA POR ROBÔS DA DOMINO'S

Ao fazer uma compra em alguns horários na loja da Domino's na região de Woodland Heights, em Houston, o cliente pode optar por receber a entrega por uma pessoa ou pelo R2. O robô tem rodas e se locomove em baixa velocidade exclusivamente por ruas (e não em calçadas ou faixas de bicicleta, como alguns modelos de robôs autônomos). 

O R2 conta com visão em 360° possibilitada por câmeras, Lidar, radares de baixo e alto alcance e sensores ultrassônicos. O trajeto do R2 é acompanhado por aplicativo e mensagens de SMS. O veículo também tem compartimentos de carga climatizados para que a comida chegue na temperatura ideal. O acesso só é permitido para o comprador, que faz a confirmação colocando uma senha no painel do modal.

Por enquanto, a iniciativa está restrita a essa cidade, mas o plano da empresa é expandir para mais locais ao longo deste ano.

Cliente da Domino's acessa entrega no robô Nuro R2 (foto: Divulgação/Domino's)

O QUE É A NURO?

A Nuro está na disputa por startup mais avançada nas tecnologias autônomas. Ela foi fundada em 2016 em Mountain View, na Califórnia, por Jiajun Zhu e Dave Ferguson, dois ex-engenheiros do Google. Desde então, recebeu um investimento de US$ 940 milhões do SoftBank Vision Fund.

Ela é a primeira empresa autorizada pelo governo dos EUA a ter um veículo autônomo sem ocupante rodando nas ruas do país. A parceria com a Domino's, por exemplo, começou a ser detalhada em 2019 antes de chegar ao mundo real este ano.

E NO BRASIL?

Por enquanto, o projeto da Domino's está restrito a Houston, nos EUA, mas o iFood tem uma iniciativa de entregas por robôs no Brasil. Apelidado de “Ada”, o modal foi construído em parceria com a startup brasileira-canadense Synkar e já fez entrega de ovos de páscoa na cidade de Ribeirão Preto como teste. O robô está sendo planejado para atuar em ambientes controlados, como condomínios e shoppings.

Ada, o robô de entregas da iFood (foto: divulgação)

POR QUE ISSO IMPORTA?

Além de ser mais um passo para a tecnologia de veículos autônomos entrando no ramo de serviços (e no cotidiano), o movimento da Domino's também reforça a alta relevância que o mercado de delivery ganhou no último ano. Mais do que um efeito da pandemia, o serviço de entregas já se tornou parte fundamental da logística de muitas empresas e, em alguns casos, o diferencial para se destacar dos concorrentes.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo