Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Deu ruim até pro Google: empresa é multada a nível internacional

Google é processado mais uma vez pelo estado do Texas, dessa vez por uso indiscriminado de dados. Paralelamente, o governo da Índia multou a gigante da tecnologia por monopólio do mercado de smartphones.

Deu ruim até pro Google: empresa é multada a nível internacional

Foto: Shutterstock

, Produção de Conteúdo

7 min

21 out 2022

Atualizado: 4 jan 2023

Fundado em 1998, o Google é atualmente o maior site de buscas do mundo, comportando mais de 63 mil buscas por segundo. Além do buscador, a empresa conta com outras marcas grandes em seu conglomerado, como Google Maps, Youtube, Gmail, AdSense e Android. 

No entanto, mesmo sendo uma das maiores organizações de tecnologia do mundo, o Google não está isento de sofrer efeitos negativos, incluindo processos internacionais. Recentemente, o estado do Texas, EUA, está processando a empresa por suposta coleta indiscriminada de dados biométricos.

Ken Paxton, procurador-geral do estado, processou o Google nesta quinta-feira (20) por violar a lei de privacidade biométrica do Texas. Isso se deve ao fato de que, alegadamente, a empresa estaria capturando impressões de voz e reconhecimento facial dos usuários de Android, e também de usuários de outros sistemas operacionais de smartphones que estejam logados em contas Google, como o Gmail, por exemplo, sem seu consentimento.

A ação configura violação da Lei de Captura ou Uso do de Identificador Biométrico do estado. Vozes podem ser capturadas através de alto-falantes de dispositivos móveis, e imagens são processadas e armazenadas pelo Google Fotos. Nela está descrito também o Nest Hub Max, um monitor doméstico inteligente do Google com uma câmera embutida, que funciona como uma espécie de “Olho de Sauron”, observando e identificando rostos.

Essa não é a primeira vez que o Texas move uma ação contra o Google. Desde 2009, o estado, que é um dos poucos dos Estados Unidos a ter leis de proteção de dados biométricos, se posiciona contra a gigante da tecnologia. Até o momento, o Google não se pronunciou oficialmente sobre o processo.


Paralelamente, a Comissão de Concorrência da Índia (CCI) multou o Google em US$ 162 milhões por monopólio abusivo no mercado de smartphones. A Índia é o segundo país com maior número de usuários de smartphones do mundo, ficando atrás apenas da China, e possui quase 95% do mercado dominado por aparelhos com o sistema operacional Android.

Segundo a Comissão de Concorrência do país, o Google configurou o sistema para vir com aplicativos pré-instalados da marca e excluir a concorrência de aplicativos paralelos aos seus mais populares, como Chrome e Youtube. 

IMPACTOS NA PRÁTICA

Organizações Infinitas, como as Big Techs, têm como um dos principais focos a dominância através do monopólio, seja ele comercial ou cultural. A questão levantada na Nova Economia vai além da legislação; os governos agora preocupam-se com a influência dominadora de empresas detentoras das redes sociais e meios de comunicação, pois sabem que isso afeta positivamente ou negativamente o comportamento de seus usuários, podendo refletir até mesmo em decisões políticas da população.

No mais, o uso de dados dos usuários também é pauta central das discussões de empresas relevantes. Hoje em dia, é praticamente impossível oferecer produtos e serviços de qualidade sem utilizar-se das informações fornecidas pelos clientes ou clientes em potencial.

Tendo acesso aos padrões de consumo e interesses do público, é possível oferecer-lhes serviços e produtos mais adequados a cada tipo de perfil; na era da servicilização, é um prato cheio para quem deseja aumentar o lifetime value com os clientes e investir em UX. A dúvida que permeia o campo empresarial é: até que ponto a captação e utilização dos dados interfere na ética e liberdade individual, ou é benéfica para ambos (empresas e clientes)? 

Se você se interessa por discussões como essa, aproveite para conferir o Podcast Organizações Infinitas, onde nossos sócios e autores do best seller sempre levantam questionamentos e debates acerca dos problemas mais relevantes e atuais enfrentados pelas startups e Big Techs. 

Thumbnail do vídeo

Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China