Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Limpar a casa sem sujar o planeta: conheça essa startup de produtos à base de plantas

Mais que uma marca de produtos de limpeza ecológicos, a curitibana Onda Eco se autodefine como um movimento

Limpar a casa sem sujar o planeta: conheça essa startup de produtos à base de plantas

Produto OndaEco (Fonte: divulgação)

, conteúdo exclusivo

6 min

11 jan 2023

Atualizado: 11 jan 2023

Uma onda que gera impacto positivo ao evitar que as pessoas poluam o planeta enquanto limpam suas casas. A startup se lançou ao mercado em outubro de 2020, com investimento de R$ 300 mil do bolso de sua fundadora e CEO, Stefania Bonetti.

O insight para a criação da Onda Eco veio da paixão da economista pelos mares. Depois de 5 anos na Europa, onde essas soluções sustentáveis já eram realidade no cotidiano das pessoas, Stefania retornou ao Brasil em 2015 com vontade de empreender e fazer a diferença. “Investimos em tecnologia para criar produtos não só ecológicos e sustentáveis, mas com preço acessível”, conta ela, ressaltando que a primeira barreira para a compra de produtos ecológicos é o preço. 

Segundo Stefania, os produtos Onda Eco são até 40% mais econômicos que outras marcas ecológicas. Outro diferencial da marca está nas embalagens feitas de plástico reciclado, retirado do litoral e dos oceanos. Em parceria com ONGs e cooperativas, a startup coleta o lixo e produz as embalagens a partir da resina do plástico coletado. A empresa ainda incentiva a economia circular. Além da reutilização, existem pontos de coleta para o retorno das embalagens.


O portfólio é composto por 13 produtos de limpeza, dentre eles limpa vidro, lava louças e lava roupas, incluindo uma linha exclusiva pensada na saúde e bem-estar dos bebês, composta pelo poder relaxante da camomila. Todos os itens são feitos com ingredientes à base de plantas, veganos, biodegradáveis e hipoalergênicos. 

Após o sucesso das vendas nos supermercados de toda Curitiba, entre eles as grandes redes locais, a marca acaba de aterrissar em São Paulo com um centro de distribuição próximo à capital paulista para acelerar as entregas do e-commerce e disponibilizar produtos para grandes varejistas, como o Pão de Açúcar. Lembrando que a Onda Eco vende online para todo o Brasil, e está em pontos de venda físicos pontuais no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa, com a chegada na capital paulista, é que a marca triplique o faturamento. 

Fonte: divulgação OndaEco

FOCO EM CRESCER NO B2B

Além das vendas nas principais redes de varejo e loja virtual, a Onda Eco acredita também no crescimento derivado das vendas para outras empresas, (a Fundação Grupo Boticário é um dos clientes), além de hotéis, pousadas e restaurantes, que querem adotar práticas mais sustentáveis em prol do meio ambiente. Inclusive o foco da startup neste ano será ampliar sua atuação no B2B. A projeção, segundo Stefania, é que essa frente cresça 360% em 2023 e passe a representar 40% do faturamento da companhia, hoje concentrada na B2C.

“A prática ESG tem ganhado força e mais atenção das empresas e enxergamos isso como uma oportunidade. Oferecemos uma plataforma de sustentabilidade e impacto positivo para empresas de todos os portes. Ou seja, não só oferecemos os produtos de limpeza, como também orientamos nessa comunicação com clientes e colaboradores por meio de treinamentos e na criação de valor para toda a cadeia”, afirma a fundadora.

Enquanto o B2B ainda engatinha, a startup tem surfado uma onda constante de crescimento no faturamento em seus 2 anos de operação. Aliás, um adendo aqui. No ano passado, a Onda Eco ganhou um impulso nas vendas ao ser selecionada para o projeto Divulga Porchat, do comediante e apresentador Fábio Porchat. Ele ajuda a divulgar o trabalho de pequenas empresas que estão começando com publicidade totalmente gratuita em suas redes sociais e nas das empresas, usando sua imagem. A ideia surgiu na pandemia e até hoje beneficia diversos empreendedores. Bacana, né?

Voltando à saúde financeira da Onda Eco, como ela iniciou conversas no fim de 2022 com fundos para uma primeira e pequena captação de recursos, Stefania preferiu não revelar os valores de faturamento obtidos até então. A ideia com o aporte é investir em tecnologia, na diversificação do portfólio, e aprimorar o canal de conscientização B2B.

(Por Fabiana Rolfini, publicado originalmente em Startups.com.br)


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China