Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Empreendedorismo

Comunidade: o maior ativo das startups

Entenda como a comunidade construída através do investimento é poderosa dentro de uma empresa.

Comunidade: o maior ativo das startups

Comunidade startup (foto: Getty)

10 min

30 abr 2021

Atualizado: 11 mai 2022

Por Victor Marques

Possuir uma comunidade de investidores, contribuindo com suas conexões e ideias não é uma estratégia nova. Os grupos de investidores-anjo há muito destacam o smart money, a colaboração que vai além do capital nas rodadas de captação, como uma das vantagens de receber investimentos desse tipo. Conheça outras maneiras e outros tipos de smart money que podem ser conquistados.

BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA

No universo das startups o capital é muito importante, é ele que garante que a empresa não morra antes de conseguir trazer um produto finalizado ao mercado e adquirir clientes suficientes para garantir lucro. Mas o investimento por si só, estritamente monetário, não é o que necessariamente trará crescimento para uma startup.

Por isso, os investimentos que trazem, além de capital, vantagens que auxiliam no crescimento do negócio são essenciais. Esses investimentos podem vir de fundos de investimento, grupos de investidores-anjo e plataformas de investimento - cada um contribuindo da sua maneira para a evolução da startup. Captar investimento em uma plataforma, como a CapTable, tem algumas vantagens, confira 5 delas:

Networking 

Abrir uma rodada de captação em uma plataforma tem, por característica do modelo, a vantagem de aumentar seu círculo de conexões. Cada investidor e pessoa que entrar em contato com a empresa através da captação pode se interessar pelo seu negócio e contratá-lo ou se tornar um consumidor dele. Além disso, pode estreitar relações com players que antes não eram acessíveis ou encurtar o caminho para conectar-se a eles.

Contratos e parcerias comerciais

É muito comum que empreendedores que captam através de plataformas relatem recordes de clientes, contratos e parcerias comerciais. Muitas startups escolhem captar por essa via justamente pelas vantagens compostas que traz, unindo o capital à expansão da base de clientes.

Exército de embaixadores

Cada investidor que aporta na startup se torna um potencial embaixador da empresa. Um resultado lógico, considerando que, após investir, faz sentido apoiar o crescimento da startup. Esses embaixadores consomem o produto, contratam os serviços, recomendam ao seu próprio círculo social e ainda defendem a empresa.

Mais pessoas na cap table

Algo que era visto como negativo, possuir mais pessoas na cap table se tornou positivo. Os fundos, investidores-anjo e outros players que podem investir em rodadas posteriores veem com bons olhos o alto número de sócios. Hoje, entendem as vantagens competitivas de possuir uma cap table composta por várias pessoas, com interesses alinhados aos deles.

Visibilidade

Embora outros tipos de captação gerem visibilidade - com notícias sobre o investimento recebido através de um fundo ou grupo de investidores-anjo - a captação em uma plataforma de investimentos gera um ciclo maior de notícias, que abordam desde a abertura da captação, número de investidores, até o sucesso da captação. Além da cobertura da mídia, ter o nome da sua startup e o seu logo na página da plataforma expõe seu negócio para milhares de pessoas. Outra vantagem é ser visto por pessoas relevantes do ecossistema, que já possuem uma conexão à plataforma.

startups-ganham-destaque-nas-paginas-da-plataforma

VANTAGENS PARA O INVESTIDOR

Reflexos das vantagens para as startups, aqueles que investem através de plataformas de investimento também se beneficiam. Os investidores ganham acesso a um tipo de investimento que antes era restrito, apoiam bons negócios, incentivam o empreendedorismo e acessam oportunidades de obter ganhos exponenciais. Confira 4 vantagens dos investimentos nessa modalidade:

Probabilidade de sucesso: as conexões, visibilidade e aumento no número de clientes representam uma vantagem para quem investe também. As chances de sucesso de uma startup dependem fortemente da capacidade dela de aumentar sua base de clientes, aumentando seu faturamento e atingindo o break-even - quando a startup passa a dar lucro.

Seleção rigorosa: os investidores-anjo e fundos de investimento analisam centenas de oportunidades até escolher uma startup para investir. Caso um investidor fosse fazer sozinho esse trabalho, precisaria de horas de dedicação diária para encontrar boas opções. O time de seleção de uma plataforma facilita esse processo, ao entregar startups avaliadas rigorosamente e eliminar aquelas que ainda não possuem boas chances de crescer. É importante lembrar que é do interesse da plataforma que as startups tenham sucesso, pois um grande número de investidores confia na análise feita pelo time.

Startup avaliada por muitas pessoas: além do filtro na seleção, as startups que captam numa plataforma são validadas por centenas de investidores, que analisam as informações e decidem investir nelas. Se uma startup está captando rapidamente o valor desejado, é possível concluir que muitas pessoas perceberam o potencial dela e analisaram as informações disponibilizadas.

Poder contribuir: assim como nos investimentos-anjo, os investidores que escolhem aportar através de plataformas de investimento têm a possibilidade de contribuir diretamente para o sucesso da startup investida. Na CapTable, é possível participar de um fórum com os empreendedores e reuniões periódicas, além de acompanhar os relatórios de evolução.

COMO PARTICIPAR?

Participar de uma comunidade de investidores tornou-se muito mais fácil através de plataformas, como a CapTable. Se você é empreendedor, possui uma startup e deseja ser avaliado pelo time de seleção, basta se inscrever para captar investimento. E se você deseja se tornar um investidor de startups, participando de uma comunidade de investidores, expandindo seu network e conectando-se a empreendedores que estão construindo os negócios do futuro, cadastre-se na plataforma e confira as oportunidades disponíveis.

POR QUE IMPORTA?

Esse tipo de investimento traz mais uma avenida de captação para startups, que precisam de capital para crescer. Além do capital, o investimento em comunidade possui vantagens únicas que aceleram o crescimento das startups, aumentando as chances de retorno do investimento.

Com o amadurecimento das plataformas de investimento, investidores-anjo, fundos de corporate venture e grupos de investidores-anjo vêm cada vez mais se juntando à crescente comunidade de investidores, comprovando a confiabilidade e atratividade do modelo para todos - aumentando a influência da modalidade no mercado de Venture Capital.

Em resumo, o investimento através de plataformas é uma situação ganha-ganha, onde os investidores contam com oportunidades selecionadas, impulsionadas pela influência do coletivo e os empreendedores encontram uma comunidade disposta a contribuir para o crescimento da empresa investida.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo