Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Bard no Workspace: como usar o ChatGPT do Google no dia a dia ?

Do Gmail ao YouTube, o Google apresenta o Bard, seu chatbot inteligente, integrado às ferramentas. Agora, tudo pode ser resolvido em uma só aba. Entenda

Bard no Workspace: como usar o ChatGPT do Google no dia a dia   ?

, Jornalista

7 min

19 set 2023

Atualizado: 19 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O ChatGPT do Google, o Bard,  agora está integrado às outras aplicações da empresa. Sim, você pode usar o Bard no Gmail e no Drive, por exemplo.

  • Google integra Bard às outras ferramentas da empresa -- lembra o Copilot da Microsoft.
  • A proposta é que ele te apoie escrevendo ou revisando textos a partir de prompts. 
  • A princípio, ele só está disponível em inglês, mas isso deve mudar.
  • Ele também deve fazer uma “autorrevisão” para evitar alucinações. 
  • Ah, ele ainda vai cuidar do tom da mensagem em cada contexto.

De acordo com o Google, o padrão é o mais inteligente já criado pela empresa.

O que o Bard vai poder fazer por você no Google?

A ideia de uma Inteligência Artificial como assistente está sendo incorporada cada vez mais às ferramentas que já estão no cotidiano. Já liberada no Copilot para quem usa o recurso pago da Microsoft, agora o Google vem para tentar equilibrar a corrida.

Extensões do Bard

Com as extensões, o Bard pode encontrar e mostrar informações relevantes das ferramentas do Google que você usa, como Gmail, Docs, Drive, Google Maps, YouTube e Google Voos e hotéis, mesmo quando as informações necessárias estão em vários aplicativos e serviços. 

“Por exemplo, se você está planejando uma viagem ao Grand Canyon (um projeto que ocupa muitas guias), agora você pode pedir ao Bard para pegar as datas que funcionam para todos no Gmail, procurar informações de voos e hotéis em tempo real, ver as direções do Google Maps para o aeroporto e até assistir a vídeos no YouTube sobre coisas para fazer lá - tudo em uma única conversa”, explica a empresa em comunicado. 

  • Vale notar que as extensões lembram os plug-ins que a OpenAI disponibiliza no ChatGPT pago. No Google, elas estão disponíveis para os usuários, mas em inglês.

Como garantir segurança das informações nas extensões do Bard?

A empresa garante que, se você optar por usar as extensões do Workspace, as informações não serão vistas por revisores humanos. Além disso, elas não serão usadas para mostrar anúncios nem treinar o modelo. 

A empresa afirma ainda que “você sempre controla suas configurações de privacidade ao decidir como deseja usar essas extensões, além de poder desativá-las a qualquer momento.”

Checando as informações no Google

Ao clicar no botão do Google, o Bard verifica as informações na internet, além de mandar links que apoiem a validação. 

"É importante deixar claro que os links fornecidos são de conteúdo encontrado pela Busca, e isso não significa que essas fontes tenham ajudado a compor a resposta inicial do Bard".

  • Vale notar que o Google se apropriou da força da marca em checagem de informação com a ideia de “dá um Google” e aplicou à IA generativa, que ainda entrega informações erradas ou alucinações. 

Conversas compartilhadas

Você pode mandar a  sua conversa com o Bard e a pessoa segue. O Bard vai entender o contexto a partir do histórico. 

  • Vale notar que lembra a estratégia de construção coletiva de ferramentas como o docs, que se tornou útil e presente no trabalho. 

Multimodal

Olha que demais: agora, vai ser possível ter respostas em textos a partir de comandos dados com imagens. O exemplo que ele dá é inserir uma imagem e pedir que o Bard crie uma legenda para ser postada nas redes sociais.

  • Vale notar que este recurso já havia sido anunciado pela OpenAI, mas nunca chegou ao ChatGPT.

Por que importa?

O Google é uma empresa antiga e já teve que lidar com muitas polêmicas envolvendo IA, como casos de racismo e questões judiciais envolvendo dados. Ainda assim, ela deixou de ser tão cautelosa nos lançamentos desde que a OpenAI desbloqueou um mercado gigantesco. 

Mas não só: o Bard no Brasil tem uma importância muito grande. Mais de 90% das buscas por usuários brasileiros são via Google e as IAs generativas já apontam novos caminhos para isto. Elas podem se tornar instrumentos para obter informação pela internet, substituindo os buscadores.

Por isso o Google está jogando no campo da produtividade e trabalho. Aliando o Bard ao Workspace, o Google ganha em capilaridade e velocidade nos teste. Vamos ver se o ele vai conseguir entregar o que promete. Se sim, sai na frente do Copilot?
 

Leitura recomendada

Para entender como trazer a IA para o seu dia a dia, seja na carreira ou negócio, confira a nossa Imersão IA e aprenda com especialistas, na prática! Clique aqui para saber mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!