Embora seja um segmento rodeado de hype, as startups não acessam grandes veículos facilmente. Entenda os caminhos para startups atingirem mais pessoas.
como-startups-chegam-na-midia (Foto: GettyImages).
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Victor Marques, da CapTable Brasil.
Na contradição entre precisar de novos clientes e ainda estar em uma fase muito inicial para conquistar a atenção de grandes veículos de mídia, as startups em estágio inicial precisam buscar alternativas para se tornarem conhecidas.
Uma vez que a startup já recebeu investimentos volumosos, o acesso à mídia é facilitado. Muitos portais de notícias definem um valor mínimo de movimentação de investimento para acessar seus leitores e, dificilmente, abrem exceções.
Em busca de contornar a situação, algumas startups recorrem a serviços de distribuição ou divulgam novas funcionalidades – ainda assim, dificilmente obtêm sucesso. Mas e até chegar ao estágio de maturidade desejado pelos veículos, qual o atalho para conquistar espaço?
Para ganhar atratividade, uma alternativa é buscar grupos reconhecidos e com divulgação frequente na mídia. Normalmente são grupos de investidores-anjo, aceleradoras e, mais frequentemente, os hubs de investimento, como a CapTable. Os hubs acabam atraindo maior atenção por contarem com muitos investidores em suas ofertas e terem a atenção dos veículos com captações frequentes.
Três exemplos de startups que passaram pela CapTable e garantiram exposição durante e, até mesmo, após a captação foram a Zletric, a Beeva e a Trashin. A última, inclusive, ficou tão satisfeita com a modalidade que realizou captação follow-on (quando a startup oferece novas ações no mercado) novamente com o hub.
A Trashin conquistou a atenção de diversos veículos, como StartSe, Exame e Startups.com.br; enquanto isso, Zletric conquistou a atenção do Brazil Journal; e a Beeva ganhou destaque em matéria do NeoFeed sobre sua vertical de negócios. Esses espaços conquistados – após suas captações na CapTable – demonstram a relevância que as startups ganham depois de uma rodada com o hub.
Alcançar relevância para ganhar destaque em grandes veículos de imprensa não é apenas questão de vaidade. Para as startups, pode ser definitivo para a sobrevivência e o crescimento sustentável do negócio – conquistar esses espaços é uma garantia adicional de que muitos potenciais clientes vão conhecer sua solução – o que também beneficia os investidores dessas startups.
Quer saber antes sobre startups inovadoras como a Trashin, Beeva e Zletric e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!