Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Como otimizar a comunicação corporativa - desafio intensificado pela pandemia

Otimizar a comunicação corporativa é possível? Conheça a ferramenta desenvolvida por uma startup que topou enfrentar os desafios do setor.

Como otimizar a comunicação corporativa - desafio intensificado pela pandemia

Sqed-como-otimizar-a-comunicacao-corporativa-desafio-intensificado-pela-pandemia

, Head de Conteúdo na Captable

6 min

26 mar 2021

Atualizado: 11 jan 2023

Por Victor Marques

A comunicação empresarial sempre foi uma área fragmentada e cada empresa costuma escolher as soluções que mais se encaixam às suas necessidades. Ao fazer essa escolha, no entanto, muitas vezes a empresa deixa de utilizar ferramentas melhores oferecidas por outra representante do setor.

PROBLEMA

Empresas que decidem não utilizar o WhatsApp para comunicação interna, por exemplo, ganham maior privacidade (com soluções como o email ou intranet), mas perdem a agilidade e facilidade da comunicação através do aplicativo desenvolvido pelo Facebook.

Opções como o Slack oferecem melhores notificações e gerenciamento do que é relevante para um determinado time, o Trello oferece estrutura organizacional e de gerenciamento de tarefas, as intranets ou extranets oferecem maior flexibilidade, riqueza de conteúdo e personalização. 

Tantas opções, com diferentes pontos fortes e muitas vezes o uso de mais de uma solução por uma empresa, faz com que os colaboradores muitas vezes se sintam sobrecarregados ao precisar atualizar o andamento de um determinado assunto em diversas ferramentas. Manter as informações atualizadas se torna um trabalho a mais. Com as novas dinâmicas de trabalho - como o home-office, impulsionadas pela pandemia - se comunicar internamente em uma empresa se tornou um desafio ainda maior. As ferramentas de comunicação sempre existiram, mas agora ainda tem o papel de proporcionar visualizações de diferentes perspectivas: do direcionamento específico do trabalho do colaborador, de uma área determinada e de uma empresa como um todo.

tendencias-para-2021-na-comunicacao-empresarial

TIME DE PESO

Para entender essas dores que a comunicação corporativa causa, ninguém melhor que pessoas que viveram essa dinâmica. Foi pensando nisso que três nomes de peso se juntaram para fundar a Sqed: Luis Fernando Saraiva, ex-diretor de P&D na Hewlett Packard Enterprise (HPE), Anelise Nascente, ex-diretora de marketing do Magazine Luiza e Habbibs e Rogério Timmers, diretor de P&D na Hewlett Packard Enterprise.

Seguindo a tendência de grandes executivos que deixam seus cargos para fundar startups, os três executivos uniram forças para desenvolver uma solução: o Sqed. A ferramenta busca unir a simplicidade, mobilidade e velocidade do WhatsApp, o gerenciamento e notificações do Slack e a riqueza de conteúdo de uma intranet/extranet.

COMO FUNCIONA

A startup desenvolveu tecnologia própria que reúne informações, monta comunidades, redes empresariais internas, quadros de clientes, eventos internos e externos. Ao notar uma demanda maior das empresas, a solução que começou com foco no mercado para consumidores (B2C), pivotou para o mercado empresarial (B2B).

A combinação de diversos itens de inteligência e ferramentas avançadas, permite criar uma infinita variedade de espaços de comunicação, como: áreas, departamentos, comunidades internas, fornecedores, franqueados, filiais, clientes, eventos internos e externos.

Na prática, a ferramenta possibilita seguir um espaço (cada área de uma empresa, por exemplo), dentro dos espaços há os sqeds, como são chamados os assuntos dentro de um espaço. Cada sqed pode ser adicionado ao seu espaço pessoal e você pode seguir cada um deles para receber notificações no app (e em breve na web) a cada modificação.

Squed-como-funciona

O grande diferencial da Sqed é o seu modelo de negócio: um SaaS (Software as a Service), mas que não cobra por usuário. Dessa forma, é possível implementar a ferramenta em toda empresa, sendo assim uma solução pervasiva - acessível a todos os colaboradores. Conheça mais sobre a ferramenta.

As startups focadas em resolver o problema da comunicação interna de empresas não devem perder força: aprendemos com a pandemia uma nova forma de trabalhar que deve ter impacto duradouro. Assim, novas formas de colaborar com times diversos - e muitas vezes, distantes - são cada vez mais necessárias. 

Quer fazer parte desse mercado e ser sócio de uma startup inovadora? A Sqed está buscando investidores através da CapTable, a plataforma de investimentos em startups da StartSe, confira a página da oferta completa.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo