Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como a Visa tem usado a inteligência artificial para prevenir fraudes

Empresa lança três soluções baseadas em inteligência artificial integradas ao seu pacote Visa Protect

Como a Visa tem usado a inteligência artificial para prevenir fraudes

Reprodução Visa

, Redator

4 min

15 abr 2024

Atualizado: 15 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Em um movimento para reforçar a segurança dos pagamentos digitais, a Visa lançou três soluções baseadas em inteligência artificial integradas ao seu pacote Visa Protect.
 

  • O objetivo é combater fraudes em pagamentos imediatos e transações com cartão não presente (CNP), operando tanto dentro quanto fora da rede Visa. 
     
  • Isso porque, a Visa relatou ter bloqueado cerca de US$ 40 bilhões em tentativas de fraude no último ano, evidenciando a necessidade de tecnologias mais avançadas para garantir a segurança das transações online e móveis.

Mas afinal, quais são as inovações?

1 - Visa Deep Authorization (VDA)

Uma nova solução de pontuação de risco de transação baseada em inteligência artificial (IA) e aprendizagem profunda que ajuda os emissores a identificar e bloquear transações fraudulentas em tempo real. O VDA é especialmente eficaz no combate a fraudes em pagamentos Conta à Cobrança (CNP), que estão se tornando cada vez mais comuns.


2 - Expansão do Visa Advanced Authorization (VAA) e do Visa Risk Manager (VRM) para pagamentos com cartões que não sejam da Visa 

As soluções VAA e VRM da Visa agora podem ser usadas para proteger pagamentos com cartões que não sejam da Visa. Isso permite que os emissores simplifiquem suas operações de fraude e reduzam custos.

3 - Proteção de pagamentos conta a conta em tempo real 

A Visa lançou a primeira solução de prevenção de fraudes desenvolvida especificamente para pagamentos imediatos, como transações P2P em carteiras digitais, transações conta a conta e pagamentos instantâneos. A solução usa IA e aprendizagem profunda para fornecer uma pontuação de risco em tempo real que ajuda as instituições financeiras a bloquear transações fraudulentas antes que elas aconteçam.

“Os pagamentos digitais em tempo real são quase onipresentes, criando uma necessidade de soluções de segurança que sejam transformadoras e adaptáveis ​​ao mundo real”, disse em comunicado James Mirfin, vice-presidente sênior e chefe global de soluções de risco e identidade da Visa.

Por que importa?

As novas soluções de inteligência artificial da Visa, que estarão disponíveis a partir do primeiro semestre de 2024, são um passo significativo na luta contra a fraude em pagamentos digitais.

*Artigo escrito em conjunto com a inteligência artificial generativa e revisado pelos nossos jornalistas
 

Leitura recomendada

E você pode aprender como a empresa inova em tempo ágil de acordo com as necessidades atuais do mercado durante o Fintech Revolution Xperience 2024. Isso porque, Cristiane Taneze, head de Inovação na Visa, será uma das palestrantes do festival. Participe! 


 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!