Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Transformação Digital

Comércio eletrônico impulsiona o setor de logística no Brasil

 Comércio eletrônico impulsiona o setor de logística no Brasil

Veículo da Plimor (foto: reprodução/Plimor)

Conteúdo patrocinado

A partir do crescimento das vendas online com a pandemia, a transportadora Plimor, por exemplo, movimenta cerca de 100 mil volumes por dia com apoio tecnológico da uMov.me.

As vendas online foram alavancadas pelo distanciamento social. A tendência era de crescimento, mas a pandemia da Covid-19 foi responsável por ampliar ainda mais esse mercado. No primeiro semestre de 2020, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indicou que as negociações pela internet registraram a maior alta em 20 anos: 47%.

O relatório apontou ainda que o número de transações cresceu 80% entre janeiro e agosto de 2020, resultando em um faturamento 75,5% superior em relação ao mesmo período de 2019 - ou seja, um salto de R$ 44 bilhões para R$ 77,2 bilhões em apenas oito meses. E esses valores não são por acaso: o relatório semestral de e-commerce realizado pela Ebit | Nielsen, por sua vez, revelou um total de 90,8 milhões de pedidos, o que significa um aumento de 39% em relação a 2019.

Entrega feita pela Plimor (foto: reprodução/Plimor)

Esse contexto comercial representa também um desafio para o setor de logística e transportes para realizar as entregas com rapidez e eficiência em um país de dimensões continentais como o Brasil. Referência no setor, a Plimor possui mais de 900 veículos e 2.500 profissionais para atender mais de 1.800 municípios. A transportadora gaúcha estima, em média, a movimentação de 100 mil volumes por dia e a realização de 600 mil entregas por mês. Nesse sentido, a fim de fazer a gestão desse grande volume, a tecnologia destaca-se como uma solução importante.

"Atualmente, conseguimos prever uma série de etapas, da coleta à entrega. Assim, garantimos a rastreabilidade do produto. Da mesma forma, a tecnologia é fundamental para obtermos a qualidade desejada na coleta das informações", analisa Cléber Pessuto, gerente de controladoria, TI e automação da Plimor.

A Plimor utiliza os aplicativos de logística da uMov.me há seis anos. Com esse apoio tecnológico, a transportadora conseguiu atingir a importante marca de 95% de eficiência.  Esse resultado tem origem no controle das entregas e coletas em tempo real, bem como na tomada de decisões rápidas e inteligentes, vantagens que a empresa construiu a partir da utilização dos apps. Consequentemente, a Plimor obtém vantagem competitiva frente às concorrentes. Exemplo disso foi a conquista do título de Top do Transporte 2020 nas categorias e-commerce, preferência nacional e calçadista. A premiação concedida em novembro do ano passado é resultado de uma pesquisa nacional com mais de cinco mil pessoas, representando aproximadamente 300 contratantes.

“Ficamos muito satisfeitos quando nosso trabalho impacta tão positivamente nos negócios dos nossos clientes. A tecnologia está a serviço da sociedade e, quanto mais pudermos colaborar com a jornada de transformação tecnológica dentro das organizações, mais teremos a certeza de dever cumprido. Quando uma empresa cresce e se desenvolve, todo um ecossistema cresce junto”, comemora o CEO da uMov.me, Alexandre Trevisan.

SOLUÇÃO PERSONALIZADA

A parceria entre Plimor e uMov.me criou aplicativos personalizados para atender às regras de negócio da transportadora. Desenvolvidos pelo setor de Tecnologia da Informação e Automação da empresa em conjunto com a uMov.me, os apps possuem funcionalidades como localização exata da entrega através do GPS do celular; coleta de assinatura eletrônica do destinatário; registro de eventos, como fotos de mercadorias e canhoto de recebimento; checklist de frotas; programação inteligente das visitas a serem realizadas; lançamento de despesas e controle de quilometragem rodada, entre outras.

Cléber Pessuto, gerente de controladoria, TI e automação da Plimor (foto: Plimor)

Outro diferencial dos aplicativos, segundo o gerente de controladoria, TI e automação da Plimor, são os recursos offline. “Aplicações com funcionamento independente da internet e plataforma estável são fundamentais na atualidade, principalmente em uma empresa como a Plimor, que trabalha com grande mobilidade, transportando produtos para diversas regiões do país”, explica Pessuto.

Thumbnail do vídeo

MERCADO LOGÍSTICO BRASILEIRO

O setor de logística movimenta aproximadamente U$4,3 trilhões por ano em todo o mundo. De acordo com o ranking do Banco Mundial, o Brasil é o 57º país em desempenho nesse mercado tão importante. O Índice de Performance Logística (LPI) determina essa colocação levando em consideração questões como qualidade da infraestrutura de transporte, eficiência no rastreamento de cargas e o cumprimento dos prazos das entregas, entre outras. 

Nesse segmento, além da Plimor, a uMov.me trabalha com outras grandes empresas como Grupo Dimed, Lojas Colombo, Phillip Morris e Mira, por exemplo. Para Alexandre Trevisan, a adoção da tecnologia no dia a dia da logística é a única forma de as empresas se tornarem mais competitivas, eficientes e relevantes nesse mercado. Uma relevância que, segundo ele, independe do tamanho da companhia. “Atuar de forma colaborativa é a chave para alavancarmos o segmento. Por meio da logística e do transporte, conseguiremos impactar na sociedade como um todo e contribuir com o desenvolvimento do nosso país”, observa o CEO da uMov.me.

Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me (foto:Guilherme Gargioni)


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo