Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Coleta reciclável em veículos elétricos?

Dar a destinação correta aos materiais recicláveis e fazer isso sem utilizar transporte a combustão é a proposta dessa ação pioneira.

Coleta reciclável em veículos elétricos?

coleta-reciclavel-em-veiculos-eletricos (Foto: Grilo/Divulgação).

, Head de Conteúdo na Captable

4 min

29 mar 2022

Atualizado: 11 jan 2023

Por Juliana Irala, da CapTable Brasil.

É isso que uma parceria entre Trashin, Grilo e Água da Pedra, do grupo Fruki, se propôs a fazer. As três empresas criaram os Cri Cri (Coletores de Resíduos Itinerantes), que ficam acoplados a cinco triciclos elétricos da Grilo, startup de mobilidade urbana, normalmente utilizados para deslocamentos de curta distância de passageiros. 

O projeto fez parte das celebrações de aniversário de Porto Alegre. A ideia era que qualquer pessoa que passasse por um Grilo com o coletor acoplado pudesse depositar os resíduos – e os motoristas também foram orientados a explicar aos passageiros como utilizar os Cri Cri. 

Cada coletor podia receber até 30 litros de material reciclável, que era recolhido uma vez por dia. Todo o resíduo coletado durante a campanha foi destinado a cooperativas de reciclagem ligadas a Trashin, startup de logística reversa e gestão de resíduos 360º. Da coleta até o destino final, a Trashin utiliza tecnologia para dar escala ao rastreamento dos resíduos, unindo geradores, cooperativas de reciclagem e o setor de beneficiamento e transformação.

coletor-de-embalagens-reciclaveis-na-traseira-do-veiculo-eletrico (Foto: Trashin/Divulgação).

POR QUE IMPORTA?

A iniciativa nasceu da vontade das empresas de propor novas formas de coletar resíduos recicláveis de maneira prática e inovadora, e promoveu o descarte consciente e a locomoção por veículos elétricos, que emitem muito menos carbono quando comparados aos movidos a combustíveis fósseis. 

Foi a primeira vez que uma ação de coleta móvel de descartes recicláveis é realizada com a participação ativa da população e em carros elétricos. Para mais, o projeto é uma prova de que, quando juntas, empresas com propósito podem propor ideias transformadoras para a sociedade.

E ainda que a ação tenha sido criada para as celebrações de Porto Alegre, nada impede que outras cidades e empresas se inspirem.

Quer saber antes sobre startups inovadoras e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado, como a Trashin? Conheça a CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo