Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

ChatGPT-4: entenda o que mudou na inteligência artificial da OpenAI e como foi recebida pelo mercado

O ChatGPT, chatbot com inteligência artificial, está mais inteligente. Confira o que mudou com o novo GPT-4

ChatGPT-4: entenda o que mudou na inteligência artificial da OpenAI e como foi recebida pelo mercado

ChatGPT (Fonte: Getty Images)

, jornalista da StartSe

5 min

15 mar 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A inteligência artificial do ChatGPT ficou ainda mais… Inteligente. Nesta terça-feira (14), a OpenAI anunciou o GPT-4, o novo modelo de linguagem da ferramenta. Agora, o ChatGPT é capaz de interpretar imagens – seja de prints da internet ou no formato oldschool, de escrita à mão em uma folha de papel.

Além disso, ele também pode interpretar memes, calcular impostos e resumir documentos mais longos, por exemplo. Greg Brockman, presidente e cofundador da OpenAI, mostrou um exemplo em que o ChatGPT criou o código de uma página na web (com HTML e tudo, claro) após ver um rascunho em uma página de papel.

Foto: exemplo de comando feito ao GPT-4 com imagens, demonstrado em apresentação da OpenAI

Qual o diferencial do novo GPT-4?

O novo modelo de linguagem foi treinado com ainda mais feedback humano – e, desta vez, dos próprios usuários do ChatGPT. Isso faz uma grande diferença na usabilidade, pois é ainda mais fácil pedir que a ferramenta corrija algum resultado que não foi satisfatório.

A nova versão também contou com o feedback de 50 experts em termos de segurança. “O GPT-4 tem 82% menos probabilidade de responder a solicitações de conteúdo proibido e 40% mais chances de produzir respostas factuais do que o GPT-3.5, segundo nossas avaliações internas”, disse a empresa no lançamento.

Em resumo:

  • Em uma conversa simples, a diferença entre ambas as versões é sutil;
  • No entanto, em questões complexas, a OpenAI afirma que o GPT-4 é “mais confiável e criativo”;
  • A nova versão é capaz de interpretar imagens e textos dentro delas (a OpenAI está testando a possibilidade de responder com imagens, mas ainda não está disponível).

Quais as limitações do novo modelo?

A maior questão sobre a inteligência artificial generativa, tipo de I.A que o ChatGPT oferece, é sobre vieses sociais (pois a máquina pode reproduzir preconceitos humanos), privacidade e segurança. A Meta, por exemplo, lançou uma I.A de código aberto para que pesquisadores auxiliem nisso. Já este pode ter sido o motivo do Google postergar o lançamento do Bard…

Desempenho das versões do ChatGPT. O GPT-4 é o que tem melhor performance em todos os setores (foto: divulgação/OpenAI)

Como usar o GPT-4?

Por enquanto, a nova versão está disponível apenas para os usuários do ChatGPT Plus, a versão paga da ferramenta. A assinatura mensal é de US$ 20, cerca de R$ 105. Ainda não há previsão de quando a atualização chegará a versão gratuita.

Além disso, é possível testar o GPT-4 dentro dos serviços oferecidos por outras empresas… São elas:

Duolingo

A plataforma de aprendizado de idiomas apresentou o Duolingo Max, produto pago que usa o ChatGPT para auxiliar na prática de conversação. A expectativa é que os usuários tenham explicações detalhadas para cada resposta, para que tenham uma explicação personalizada de seus erros.

“A IA acelera nossa missão de disponibilizar uma educação de alta qualidade para todo mundo. As coisas que podemos fazer agora com o poder da tecnologia da OpenAI vão moldar o futuro da educação”, diz Luis von Ahn, CEO e cofundador do Duolingo.

BeMyEyes

O BeMyEyes é um aplicativo que auxilia pessoas com deficiência a reconhecer objetos e tirar dúvidas em situações cotidianas, por exemplo. Antes, isso era feito com voluntários online no app ao redor do mundo. Agora, com o recurso da imagem, o GPT-4 será um voluntário virtual sempre a postos.

Stripe

A fintech de pagamentos está usando o GP-4 em diversas funções, como auxiliar clientes em problemas com documentações, ajuda para identificar fraudes (analisando o discurso no Discord, ferramenta de interação entre a comunidade da empresa), entre outros.

Governo da Islândia

A Islândia possui cerca de 375 mil habitantes e, por ser um país turístico, está sendo constantemente visitado por estrangeiros. Por isso, os cidadãos do país sempre falam mais de uma língua além do islandês.

É uma preocupação do governo local que a cultura e língua continue relevante e mantenha seu legado. Por isso, 40 voluntários estão treinando o GPT-4 em questões culturais e linguísticas da Islândia, para que outros usuários ao redor do mundo possam acessar esse conteúdo.

 

Por que importa?

O ChatGPT foi lançado ao público em novembro de 2022 e, no início, o clima era de desconfiança e curiosidade. Agora, em março, a novidade já alcançou mais de 100 milhões de usuários ao redor do mundo – e é, historicamente, o serviço que chegou mais rápido neste número.

Agora, existiu uma grande expectativa para o lançamento do GPT-4. As pessoas e empresas estão ansiosas para entender o que mudou – e isso demonstra o quanto a inteligência artificial generativa faz, cada vez mais, parte da rotina das pessoas, seja na vida pessoal ou corporativa.

Thumbnail do vídeo

LEITURA RECOMENDADA

Quer aprender como a inteligência artificial pode impactar no seu negócio? Conheça o A.I For Leaders, curso da StartSe e aprenda como usar o ChatGPT e outras ferramentas de I.A para atingir sua máxima potência em performance e tomadas de decisão estratégicas.

Curso AI for Leaders StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!