Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Chamado de Paiduidao, o app permite que as pessoas interajam e participem de eventos por meio de avatares
Tiktok (foto: Eyestetix Studio/Unsplash)
Por Sabrina Bezerra
A ByteDance – dona do TikTok – lançou em fase de teste um aplicativo de rede social no estilo metaverso na China. Chamado de Paiduidao, o app permite que as pessoas interajam e participem de eventos por meio de avatares.
Está disponível para celulares com sistemas Android e iOS, mas para participar é necessário um código de convite. O curioso é que mesmo em fase beta, a ferramenta está no top 100 dos mais baixados – ocupando o 77º lugar, segundo dados da App Annie.
Se você não lembra, aqui está uma breve explicação sobre o metaverso: é a união entre o mundo físico e o mundo virtual. No ano passado, a inovação veio ainda mais à tona quando a Meta – antigo Facebook Inc. –, disse que acredita que metaverso seja o futuro dela. Para saber mais, clique aqui.
Parece que sim. Isso porque a entrada da dona do TikTok no metaverso começou no ano passado, quando a companhia desembolsou parte de seu orçamento na compra da startup de realidade virtual Pico Interactive.
No entanto, na época, Alex Zhu, chefe de produto e estratégia da empresa, disse que a aquisição não tinha relação com o metaverso. Agora, com o lançamento do Paiduidao, o discurso se repete: segundo South China Morning Post, um porta-voz da empresa contou que a rede social “não tem nada a ver com o metaverso”.
Mas não há de se negar que as semelhanças com o metaverso são grandes. Neste caso, vale a pensata: estaria a ByteDance criando seu próprio metaverso, mas sem associar a marca ao nome? Talvez. Já que a rival Meta fez questão de marcar território na palavra quando, no final do ano passado, anunciou seus planos em prol da inovação. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos desta história.
A empresa quer diversificar o negócio e se tornar ainda mais gigante no mercado de redes sociais. Afinal, a rede social TikTok – uma de suas marcas – está indo tão bem que fez a receita da concorrente Meta cair. Mark Zuckerberg deixou isso claro.
Com o novo app – que tem as características do metaverso – pode ser mais uma sacada da ByteDance em queimar a largada da Meta ao fisgar e remeter usuários. Seria uma boa estratégia? Ainda não sabemos, mas continuamos acompanhando…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo