Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Quer andar de lancha? Novo app Odisea é um Airbnb de barcos

Recém-lançada no mercado, a Odisea é um app para compra e aluguel de barcos por pessoas físicas e jurídicas; entenda

Quer andar de lancha? Novo app Odisea é um Airbnb de barcos

Foto: jmsilva/Getty Images

, jornalista da StartSe

5 min

5 jan 2023

Atualizado: 23 jan 2023

Já pensou em alugar uma lancha por aplicativo? Agora isso será possível – e tão simples quanto pedir um Uber. O app brasileiro Odisea, inaugurado em dezembro deste ano, atua como um Airbnb de embarcações.

A Odisea foi idealizada quando os empreendedores e desenvolvedores de software Luiz Arantes e Carlos Abreu – que também é um Game Changer da StartSe – encontraram dificuldades para alugar uma lancha em Angra dos Reis no período de férias. 

Após uma pesquisa de mercado, eles transformaram o problema em solução e convidaram Guilherme Kodja, especialista do meio náutico, para embarcar e capitanear a startup.

Como funciona?

A plataforma web, aplicativos para iOS e Android foram ao ar em dezembro de 2022 e estão em fase de implementação. Além de disponibilizar o aluguel, a Odisea também possui a venda de embarcações, intermediando a compra para pessoas físicas e jurídicas.

“Agora, no início de janeiro, estamos trazendo os barcos para dentro. Já existem diversos barcos à venda na plataforma; a expectativa é que cheguemos em centenas ainda neste mês”, explica Kodja, CEO da Odisea, em entrevista à StartSe.

Já a oferta de barcos para aluguel deve acontecer mais lentamente no início deste mês. “A expectativa é de disponibilizarmos cerca de seis barcos nas cidades iniciais já disponíveis no sistema: Angra dos Reis, Guarujá, Ilhabela, Paraty, Ubatuba e João Pessoa”, contou.

Modelo de negócios

Quem disponibilizar os barcos para aluguel na Odisea poderá estabelecer o preço-base, cadastrar os trajetos, valores adicionais de fins de semana e feriados, entre outros. A Odisea recebe uma comissão pelos aluguéis realizados.

Na venda, pessoas físicas e jurídicas podem cadastrar as embarcações. Não há nenhum custo ou comissão para pessoas físicas; já para PJ, há a cobrança de uma mensalidade pelo anúncio.

Digitalizando os dados sobre o mar

Carlos Abreu e Guilherme Kodja apresentaram a Odisea a alguns presentes do último encontro da Game Changers, a comunidade de alumni da StartSe. “Eu me tornei um Game Changer no ano passado, à convite da StartSe, após realizar cursos na StartSe University”, explicou Carlos Abreu em entrevista à StartSe.

Lá, eles conheceram Válber Cavalcanti, fundador da VS Datta Imagem e também um Game Changer. Dali surgiu uma parceria inesperada com a plataforma DattaSea, criada pela empresa de Válber.

O DattaSea é um aplicativo náutico que auxilia na digitalização dos avisos de saída de embarcações. Ele é voltado para Marinas (e seus clientes) e é validado pela Marinha do Brasil.

“Mesmo em um barco alugado, é obrigatório fornecer o nome do barco, destino, número de passageiros e previsão de retorno à Marinha do Brasil. Agora, o DattaSea digitalizou o aviso de saída, antes em papel, para enviar as informações às Marinas e a Marinha do Brasil”, contou Kodja.

Através da parceria de tecnologia, a Odisea está fortalecendo sua atuação em João Pessoa, na Paraíba, local onde está a VS Datta Imagem. A expectativa é de cadastrar 800 barcos da região, sendo 100 para aluguel. “Como já temos uma grande base de clientes, estamos realizando uma integração da nossa tecnologia com a deles e vice-versa", explicou Válber em entrevista à StartSe.

Aprenda com quem está transformando o mercado. 

 

Game Changers é a nossa Comunidade Global de Negócios para Empresários, Executivos e Decisores que fazem a diferença.  Venha fazer parte de um network criado para aqueles que, de fato, querem mudar o jogo! 



Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo