Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Inovação

Amazon Game On: a nova aposta da gigante nos games

Entenda como a Amazon está se desenvolvendo em três verticais do mercado de jogos: streaming, jogabilidade e desenvolvimento.

Amazon Game On: a nova aposta da gigante nos games

Amazon Game On (foto: montagem: Getty/Amazon)

Por Tainá Freitas

A Amazon tem avançado com mais força no mercado de games. A novidade mais recente da companhia é o Amazon Game On. A plataforma permite o compartilhamento de clipes de 30 segundos a 5 minutos de jogos mobile – ou seja, apenas de celulares. São mais de mil jogos suportados, a exemplo do PUBG Mobile, Angry Birds, entre outros.

Os clipes são publicados nos perfis dos usuários e a edição pode ser feita dentro do próprio app, inclusive trazendo a opção de legendas. A gamificação também tem peso na usabilidade da plataforma, em que os usuários são provocados a cumprir desafios e ganham recompensas virtuais por isso.

Entenda como funciona e o impacto do Amazon Game On com esse vídeo que fizemos:

Thumbnail do vídeo

Jogo estratégico

Em um email interno que foi vazado, Andy Jassy – CEO da Amazon Web Services e futuro substituto de Jeff Bezos no comando – falou aos funcionários da companhia que possui uma grande confiança em como a Amazon irá se posicionar no segmento de games. Essa é uma estratégia que já vem de longa data.

Um dos maiores passos da companhia havia sido a aquisição da plataforma de streaming de games Twitch por US$ 970 milhões em 2014. Desde então, os assinantes Prime possuem benefícios exclusivos em jogos específicos. A rede possui mais de 140 milhões de usuários mensais no mundo – reflexo de um crescimento de 300% durante a pandemia, em 2020. Em fevereiro de 2021, foram 9,5 milhões de transmissões de jogos, segundo o site Twitch Tracker.

No fim de 2020, a empresa lançou o Luna, uma plataforma de streaming de jogos em nuvem. A expertise do AWS foi usada para permitir que games sejam jogados em diversas plataformas, do smartphone aos tablets e computadores. O serviço começou a ser disponibilizado mais amplamente a partir de fevereiro deste ano, com mensalidade a partir de US 5,99. Ainda não há previsão do serviço chegar no Brasil.

Briga de gigantes

A Amazon está atacando o mercado de jogos em três frentes: no streaming, com a Twitch e Amazon Game On; na jogabilidade, com a Luna; e no desenvolvimento, com o Amazon Games. Neste último, a empresa possui equipes em Washington, Califórnia, Nova York, Londres e Munique apenas focadas na criação de novos jogos. 

Agora, este é o momento de entender como a companhia irá se desempenhar nas três verticais. Ela concorre com grandes empresas de tecnologia também nestes setores – o Google possui o YouTube (streams) e o Stadia (jogos em nuvem); enquanto a Microsoft já possui o Xbox, o GamePass e adquiriu a controladora da Bethesda (uma das maiores desenvolvedoras de jogos no mundo) em 2020.  É brincadeira de gente grande.

Entenda como as big techs estão concorrendo no mercado de games no nosso podcast Agora em 10.

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo