Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos

NOVO

Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


Ad Astra: a escola criada por Elon Musk para seus filhos

O modelo tradicional de educação vem sendo questionado, mas Elon Musk foi além: criou uma escola para os filhos que se adapta às habilidades e aptidões dos alunos.

Ad Astra: a escola criada por Elon Musk para seus filhos

Ad astra school

Na infância, Elon Musk era uma criança considerada excêntrica até mesmo por seus pais, por viver imerso em livros, conforme relatado na biografia “Elon Musk: Tesla, Space-X, and the Quest of a Fantastic Future”. Os livros lidos eram principalmente sobre o espaço, e hoje Musk revoluciona o setor através da SpaceX.

Em 2015, Musk confirmou que não acreditava na escola tradicional e na educação que seus filhos estavam recebendo. Como empreendedor, criou a solução: a própria escola – chamada de “Ad Astra” (“Para as estrelas”, em latim).

Antes da Ad Astra, os filhos de Musk estudavam na escola Mirman, para crianças superdotadas, em Los Angeles. Quem iniciou o projeto foi um professor da própria escola, contratado pelo empreendedor.

Segundo a BBC, a Ad Astra é uma escola privada aberta em julho de 2015. Em setembro do mesmo ano, a escola possuía 20 alunos – hoje o número aumentou para 40. Os cursos da escola são destinados a crianças de 7 a 14 anos.

“Foi dito, em algum momento, que a Ad Astra era destinada a filhos dos funcionários da SpaceX, mas não está claro para quais trabalhadores a oferta é feita, nem a quantos ou em que condições”, disse Christina Simon, autora do livro “Beyond the Brochure: An Insider’s Guide to Private Elementary Schools in Los Angeles”, especializado nas escolas primárias e privadas da cidade.

+ Internet via satélite do Elon Musk? Conheça a Starlink

Se depender da própria escola, o mistério sobre sua admissão e funcionamento continuará. A BBC Mundo tentou entrar em contato para pedir mais informações sobre a escola diversas vezes, e em alguma das tentativas a Ad Astra permitiu uma visita informal, na qual apenas alguns detalhes seriam esclarecidos.

Um dos mitos que giravam em torno da Ad Astra é que era necessário um teste de QI. Na verdade, as crianças que desejam estudar na escola de Musk fazem visitas e interagem com a equipe – que aprova a participação ou não. Pelo processo seletivo não ser algo aberto, é difícil saber o que a Ad Astra procura nos estudantes.

Uma coisa é certa: alguns filhos de funcionários da SpaceX realmente estudam na escola – localizada perto da sede da empresa -, e os estudantes que não são filhos de funcionários da empresa espacial de Musk são indicados por conhecidos. Segundo a BBC, a escola afirmou que se tornará mais aberta – os pais poderão demonstrar o interesse em matricular seus filhos através de um formulário na internet.

O início da admissão de alunos através de formulários da internet deverá trazer o site da Ad Astra de volta a vida. No início, havia um portal no qual os responsáveis dos alunos poderiam acessar, mas o site não está mais disponível.

Didática

Mas afinal, além de ser criada por um empreendedor bilionário, o que a Ad Astra possui de diferente? O próprio Musk respondeu, em 2015: “A maior diferença em relação às outras escolas é que na Ad Astra não há cursos determinados pelo método tradicional. Algumas pessoas adoram o inglês ou os (outros) idiomas, outras, a matemática, outras, a música… São habilidades diferentes. O mais sensato é que a educação se adapte às suas habilidades e aptidões”.

Seguindo essa filosofia, a resolução de problemas na escola é feita de forma diferente – e muito mais inovadora. Elon Musk utilizou o exemplo de entender o funcionamento de um motor: para ensinar como funciona, é mais eficaz desmontá-lo e aprender passo a passo do que “iniciar um curso completo de chaves de fenda”.

Essa forma de aprendizado permite que os alunos se concentrem na essência do problema, buscando resolvê-lo independente das ferramentas existentes. Essa filosofia traz um ponto-chave para a educação se tornar disruptiva e atemporal, pois novas ferramentas são inventadas todos os dias – e, ao aprender o funcionamento, trazendo uma resolução do problema e não dependendo de uma ferramenta específica, a solução nunca ficará ultrapassada. 

+ Educação, lifestyle e maternidade no Vale do Silício 

Outras filosofias presentes no currículo da Ad Astra são a ética e a moral. O ensinamento desses conceitos nos traz novamente à infância de Musk, no qual afirma ter sofrido bullying e, por isso, ter odiado a escola.

Como os outros empreendimentos de Musk, a Ad Astra carrega uma grande responsabilidade: a autora Christina Simon, especialista em escolas privadas, afirma receber e-mails e questões dos pais que desejam matricular seus filhos, mas não sabem como fazê-lo. “Eles não se importam com o que é a escola, quantos professores ela tem ou como funciona, informações que você normalmente deseja saber antes de escolher a escola de seus filhos. Só que se trata de Elon Musk”, afirmou.

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo