Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Empreendedorismo

A startup de aluguel de carros que cresceu mais de 500% em 8 Meses

A GAV surgiu com o objetivo de possibilitar que os motoristas possam alugar seus veículos de forma segura.

A startup de aluguel de carros que cresceu mais de 500% em 8 Meses

Aplicativo GAV

10 min

11 mar 2021

Atualizado: 11 mai 2022

Por Victor Marques

No Brasil, a Uber conta com mais de um milhão de motoristas, desses 700 mil não possuem carro próprio, metade (350 mil) alugam seu carro na informalidade. A prática é comum: locar carros de parentes, amigos ou através do Facebook ou OLX. Mas, a gestão desses aluguéis frequentemente traz dores de cabeça, tanto pros proprietários dos veículos, quanto para os motoristas.

Muitos optam pelo aluguel informal por não conseguirem ultrapassar as barreiras de entrada para concretizar o aluguel em locadoras tradicionais: análise de crédito, necessidade de possuir cartão de crédito e valores de franquia altos em caso de acidentes. Ainda, optar pela informalidade pode ocasionar outros problemas: pagamentos atrasados, sinistros, inadimplência e burocracia para transferência de multas.

Carro da startup GAV

Pequenas locadoras, que muitas vezes suprem essa demanda, enfrentam problemas similares, com dificuldades em gerir a frota, prospectar novas locações e operar o negócio. Gerando, alto risco e baixa segurança. Então, qual a maneira de apoiar os trabalhadores que precisam alugar carros para trabalhar como motoristas de aplicativo?

A GAV surgiu com o objetivo de possibilitar que os motoristas possam alugar seus veículos de forma segura, encontrando as melhores opções, de acordo com condições comerciais com base em seu perfil e que os locadores tenham tecnologia e informação para que consigam oferecer seus veículos para aluguel com segurança, garantindo receita recorrente.

Com menos barreiras de entrada - aceita qualquer tipo de pagamento, analisa documentos digitalmente, de forma rápida –, a GAV oferece atendimento e experiência superiores aos seus clientes. Após ter pivotado de um modelo onde possuía veículos próprios e passar a oferecer uma plataforma para que haja um match entre o motorista e o locatário, a startup vem demonstrando forte crescimento.

Apesar do crescimento, o foco continua o mesmo: oferecer o melhor atendimento, proporcionar contato direto entre proprietário e locador e solucionar eventuais problemas sem prejudicar nenhuma parte. Problemas como: acidentes, manutenções e multas são solucionados de maneira rápida.

A GAV exige veículos segurados pelos proprietários, mas oferece o pagamento reduzido de R$300 em caso de sinistro aos motoristas. A startup desenvolveu um fundo de emergência, onde separa parte do lucro gerado pela locação para eventualidades, fazendo com que o motorista pague um valor menor, o que garante maior segurança financeira para o proprietário do veículo, motorista e GAV.

App GAV

As manutenções foram transformadas de problema em oportunidade, a GAV incluiu em seu SuperApp uma maneira de realizar manutenções com parceiros, garantindo serviços mais rápidos, melhores e com menores valores, por oferecer um fluxo de clientes previsível às oficinas parceiras.

Mas, você pode estar se perguntando: como a startup consegue fazer tudo isso e ainda ter lucro? A resposta é simples: ao reduzir grandes prédios administrativos responsáveis por gerenciar uma empresa de aluguel de carros e suprir as necessidades inteiramente através de um app, a startup também reduziu dramaticamente seus custos de operação.

Em meio à pandemia, a startup mudou seu modelo de negócio e viu seu negócio crescer aceleradamente - a base de locadores cresceu 362% e a de locatários 737% só nos últimos 8 meses - um crescimento combinado de 549,5% de sua base total de usuários!

Mas a startup ainda possui muito espaço a conquistar, pois opera em apenas dois estados brasileiros até o momento, existe um enorme mercado potencial de motoristas de aplicativo que ainda não conhecem o aplicativo e o efeito "uberização" - carros são cada vez mais vistos como serviços - já inspiram novos produtos futuros dentro da GAV.

Quer participar dessa revolução da mobilidade e ser sócio de uma startup inovadora? A GAV está buscando investidores através da CapTable, a plataforma de investimentos em startups da StartSe, confira a página da oferta completa.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo