Sou Aluno
Formações
Imersões Internacionais
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas
Consultoria

A nova revolução da criatividade: quando a IA aprende a pensar com você

Ted Weber Gola, especialista de soluções do Google, mostrou no palco da StartSe como a inteligência artificial generativa pode ser o maior estúdio criativo do mundo, se usada com método, propósito e tempo.

A nova revolução da criatividade: quando a IA aprende a pensar com você

Foto: StartSe

, produtora de conteúdo

4 min

31 out 2025

Atualizado: 31 out 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Estamos vivendo uma revolução cognitiva. E essa afirmação não é nossa, mas de Ted Weber Gola, especialista de soluções do Google, que palestrou no último AI Festival, maior evento de inteligência artificial da América Latina. “A inteligência artificial generativa não transforma apenas a nossa capacidade de estar no tempo e no espaço, ela muda a forma como pensamos e imaginamos”, disse ele. 

Essa é, segundo Gola, a diferença essencial entre as revoluções passadas e a atual: enquanto a eletricidade e o computador aceleraram nossa capacidade de fazer, a IA Generativa amplia nossa capacidade de imaginar. Ela marca uma virada em que a tecnologia deixa de ser apenas uma ferramenta e passa a ser uma extensão do pensamento humano. No palco, o especialista reforçou que o impacto real não está no que a IA pode gerar, mas em como ela influencia nossas decisões e nossa criatividade. E, para isso, o desafio das empresas é claro: aprender a usar a IA como parceira, e não como substituta.

Ele encerrou a palestra com um convite à reflexão. Para Ted Gola, não basta incorporar novas ferramentas, é preciso repensar o próprio modo de trabalhar. “Estamos todos com dificuldade de lidar com a sobrecarga cognitiva de tanta informação que a gente recebe todos os dias”, afirmou. A resposta, segundo ele, está em criar tempo e espaço para pensar diferente, abrindo margem para a experimentação e para o erro criativo intencional, produzindo inteligência aumentada com aprendizados cada vez mais valiosos para marcas e empresas. Existem métodos como o Hero Factory e com estudos de caso comprovando o impacto desse tipo de abordagem.

No palco do AI Festival, sua fala soou menos como uma defesa da tecnologia e mais como um chamado à reorganização humana diante dela. “A gente tem que se ajudar e se apoiar nesse momento para conseguir fazer as coisas de um jeito novo”, disse. Em um mundo cada vez mais acelerado pela IA, talvez a verdadeira inovação, como sugeriu Ted, esteja em usar a tecnologia para recuperar o tempo de pensar.

A conversa completa com Ted Weber Gola faz parte do conteúdo oficial do AI Festival, que reúne mais de 20 horas de entrevistas inéditas e discussões com líderes da transformação digital que participaram do evento. Clique aqui para ter acesso a esse conteúdo.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo multimidia que escreve sobre carreira, negócios e tecnologia na StartSe.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!