Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

“2021, um ano que deveria ser esquecido”, afirma executivo

Entenda por que o líder da maior plataforma de investimento em startups afirma que o ano recorde de 2021 deveria ser apagado.

“2021, um ano que deveria ser esquecido”, afirma executivo

Se excluirmos esse período do panorama, o mercado ainda continuaria em ascensão e não geraria o tão comentado “inverno das startups”. (Foto: Carlos Macedo/Captable).

, conteúdo exclusivo

6 min

10 jul 2023

Atualizado: 12 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Muitos podem discordar ou se surpreender com o que vou dizer, mas tudo fará sentido ao final: o ano de 2021 deveria ter sido apagado. Permita-me explicar o motivo por trás dessa afirmação. Ao analisarmos o mercado de captação de startups no período de 2020 a 2023, é evidente o boom que 2021 teve. 

Agora, você pode pensar que estou louco ao sugerir que os resultados desse ano não deveriam ter ocorrido, especialmente considerando que sou cofundador e líder da maior plataforma de captações de startups do Brasil. No entanto, se excluirmos esse período do panorama, o mercado ainda continuaria em ascensão e não geraria o tão comentado “inverno das startups”.

Afirmo com convicção que, por conta disso, o mercado se tornou ainda mais desafiador para as startups, uma vez que os investidores estão mais exigentes e receosos – devido ao mercado e juros nas alturas. Neste cenário, desenvolver um pitch matador se tornou indispensável para conquistar a confiança e o aporte financeiro de apoiadores.

Como CEO da Captable, percebo que muitos investidores se interessam pelas mesmas startups, o que acaba gerando influência sobre outros investidores. Acredito que esse “Efeito Manada” seja diretamente influenciado pela capacidade da startup de se apresentar ao mercado. E uma das formas de chamar atenção é por meio de um pitch convincente e altamente eficaz, pois, com o surgimento constante de novas startups, é crucial destacar-se para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento da startup.

Afinal, como desenvolver um pitch de sucesso?

O pitch é a primeira oportunidade que se tem para causar uma impressão efetiva e convencer os investidores de que seu negócio tem potencial para alcançar o sucesso no mercado. Para isso, é necessário compreender e estudar os tipos de investidores e suas dores (reais necessidades) para convencê-los a fazer os aportes. Dessa forma, o pitch pode ser adaptado de acordo com a experiência e expertise do potencial apoiador.

Outro ponto importante é que o pitch precisa apresentar claramente qual é o problema que a startup poderá resolver. Ou seja, trazer para o investidor o problema que existe, a solução e porquê o seu negócio é perfeito para aquilo. Em seguida, de forma clara e concisa, é necessário desdobrar essa solução, evidenciando os benefícios, diferenciais e inovação do seu produto ou serviço.

Além disso, é necessário destacar o potencial de sua solução, apresentando dados relevantes, como por exemplo, a demanda da sua solução. Por fim, apresente ao potencial investidor o estágio do seu negócio, o valor da captação esperada e em quê esse investimento será utilizado. 

Pense que no caso de receber aporte em espaços como o da Captable, o lado mais burocrático já é realizado internamente por terem maior experiência nessas atividades, diminuindo riscos e erros que são comuns caso a startup resolva fazer por conta própria. O investidor se sente seguro com esse suporte e resta à startup focar em atividades mais estratégicas para alcançar o êxito na rodada.


Atenção às armadilhas

Os empreendedores precisam conhecer os principais erros em relação ao pitch para evitar que ocorram. Por exemplo, é muito comum que as apresentações não sejam claras e diretas. Lembre-se de que o investidor precisa enxergar facilmente o problema que existe e a solução que oferece. Outra questão de extrema relevância, é escolher o investidor adequado para apresentar seu produto (quando não em uma plataforma), pois ele precisa estar adequado aos interesses da sua solução.

O tempo do investidor costuma ser valioso, portanto, sua apresentação deve ser breve e completa. Evite sobrecarregá-lo com informações desnecessárias e aproveite o tempo para destacar os benefícios e diferenciais da sua startup. É preciso ficar atento a dois erros muito prejudiciais ao seu pitch: falta de preparo e demonstrar confiança e entusiasmo muito acima da dose, por mais que você tenha paixão pela sua ideia. Certifique-se de ensaiar várias vezes para garantir que você esteja seguro, evitando incertezas ou euforia.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!