Iveco inicia testes com película de energia solar da Sunew em vans

Películas fotovoltaicas da startup brasileira Sunew diminuem uso de combustível e permite que sistemas elétricos funcionem independente da bateria

0
shares

A Iveco, fabricante italiana de veículos pesados, firmou uma parceria com a startup brasileira de energia solar Sunew. Agora, as empresas estão testando o uso de películas fotovoltaicas (OPV) integradas a vans. O objetivo é reduzir o uso de combustível e permitir que sistemas elétricos dos veículos funcionem independentemente da bateria, inclusive com o motor desligado.

Como grandes veículos como caminhões e ônibus – produtos que a Iveco fabrica – são responsáveis por grandes emissões de gases prejudiciais ao meio-ambiente, a empresa busca formas de tornar-se mais sustentável. Isto passa pela adoção de energia limpa, como é o caso da solar.

A Sunew, por outro lado, é pioneira e líder mundial em placas de energia solar de terceira geração. As películas da startup são flexíveis e adaptáveis para diversos usos. Atualmente, desde grandes empreendimentos como fábricas até peças de mobiliário contam com as películas fotovoltaicas da Sunew como fonte de energia.

A união com a Iveco é um passo importante para a aplicação das películas de energia solar no setor de mobilidade. “O OPV é feito com polímeros orgânicos semicondutores, por isso nosso produto funciona como uma espécie de borracha: é um material resistente a torções e vibrações. É perfeito para o mercado de mobilidade”, explica Tiago Alves, CEO da Sunew.

“Parcerias como essa que fizemos com a Sunew são fundamentais para o nosso processo de inovação. Esse veículo é o primeiro passo dessa parceria que ainda renderá muitos frutos para todos e para o meio ambiente”, afirma Alexandre Capelli, gerente de Engenharia de Produto e Inovação da Iveco.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários