5 Lições de Steve Blank, o mentor da geração Lean Startup

Blank é considerado uma das maiores lendas do Vale do Silício. Conheça as principais lições compartilhadas por ele na Learning Experience da StartSe

5 Lições de Steve Blank, o mentor da geração Lean Startup

Blank é considerado uma das maiores lendas do Vale do Silício. Conheça as principais lições compartilhadas por ele na Learning Experience da StartSe

0
shares

Se hoje, ao ler ou ouvir a palavra “startup”, você tem uma boa ideia do que se trata, um dos culpados é o americano Steve Blank. Ele é considerado uma das maiores lendas do Vale do Silício. Fundou ou participou de 8 empresas, investiu em outras dezenas delas e é conselheiro de alguns dos maiores empreendedores do planeta. Atualmente, ensina parte do que estudou, viveu e aprendeu nas melhores universidades do mundo, como Stanford, Berkeley e Columbia. Blank falou a uma atenta plateia de 80 brasileiros que participa esta semana da Learning Experience, maior programa de imersão do Vale do Silício, promovida pela StartSe. Veja abaixo as principais lições compartilhadas por Blank.

1. Para inovar é preciso ousar

Blank criou o modelo de startups que conhecemos hoje, popularizado mais tarde por Eric Ries, que foi seu aluno, no livro A Startup Enxuta. Ao ser perguntado sobre a sua definição para o Vale do Silício, respondeu: “é uma coleção de pessoas loucas. Não apenas empreendedores com ideias malucas, mas também investidores dispostos a tomar o risco”, disse. Ou seja, para criar algo novo não basta um maluco com uma ideia na cabeça, é preciso encontrar um outro maluco, com dinheiro, que patrocine o desenvolvimento desta ideia.

2. Adote um novo jeito de pensar

Num dos seus principais ensinamentos, Blank diz que é um erro tratar startups como versões pequenas de grandes empresas. As métricas são completamente diferentes. O mesmo vale para as estratégias de inovação nas empresas. “Não adianta para uma grande empresa achar que basta criar uma incubadora de startups para inovar mais”, afirmou. “É preciso que a companhia altere a sua cultura, que recomece os processos do zero, do RH à área de compras”, disse.

3. Aprenda a lidar com o cenário adverso

Sobre o atual cenário de investimentos no Vale do Silício, Blank disse invejar os empreendedores que estão hoje na região, que vive seu auge do ponto de vista de investimentos. Disse que o conceito de startup enxuta foi criado em tempos em que os recursos para startups eram mais escassos. E lembrou que nas últimas duas décadas, houve tempos em que essa abundância de capital não estava tão presente. “Sobretudo depois do estouro da bolha da internet, em 2000, e depois na crise financeira de 2008”, disse.

4. Desafie o seu plano de negócios

Um dos principais mantras criados por Blank é a famosa frase “get out of the building” (saia do prédio). Segundo ele, um plano de negócios não resiste ao primeiro contato com o mercado. Ele defende que esses planos de negócios são moldes criados a partir das experiências de empresas já consolidadas, que fazem com que a startup já nasça engessada. A melhor forma de tornar uma empresa atrativa para investimentos é mostrar que você foi para a rua e viu quais as demandas do potencial usuário do serviço.

5. Entenda a demanda do seu cliente

“Se você contrata um vice-presidente de vendas para a sua empresa nos primeiros seis meses de existência, é bem provável que a sua empresa não irá prosperar”, disse. “Antes de começar a vender, você precisa investir tempo e dinheiro na tarefa de entender o que o seu cliente precisa”, afirmou.

A palestra completa de Steve Blank durante a Learning Experience está disponível aqui.

Não perca a próxima Learning Experience

Uma semana de aprendizado na região mais inovadora do planeta. Junte-se a dezenas de pessoas sedentas por inovação, na próxima Learning Experience, em uma imersão no Vale do Silício, que acontece de 14 a 18 de janeiro de 2019. Conheça os empreendedores e as empresas que estão desafiando e reinventando todos os setores da economia. Para saber mais sobre a Learning Experience, clique aqui.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups