Nasa faz primeira caminhada 100% feminina no espaço nesta sexta

A corrida que estava marcada para março deste ano, mas foi cancelada por falta de trajes, aconteceu nesta sexta-feira (18)

0
shares

A Nasa realizou, nesta sexta-feira (18), a primeira caminhada espacial 100% feminina da história. As astronautas Christina Koch e Jessica Meir têm a missão de corrigir uma falha em um sistema elétrico da Estação Espacial Internacional (ISS). Veja como foi a experiência aqui, em vídeo.

Inicialmente, a corrida espacial 100% feminina estava marcada para o dia 29 de março deste ano. No entanto, foi cancelada por não possuir trajes preparados no tamanho específicos para as duas astronautas que iriam para o espaço, Anne McClain e Christina Koch.

A caminhada feita nesta sexta-feira é a 221ª já realizada para suporte da Estação Espacial, no entanto, as mulheres haviam participado apenas de equipes mistas. No comunicado, a Nasa afirma que a corrida 100% feminina não foi algo planejado, mas uma consequência do aumento de mulheres astronautas – elas formavam 50% dos alunos da turma de Koch e Meir, de 2013.

A viagem espacial desta sexta-feira será a 4ª realizada por Christina Koch e a 1ª de Jessica Meir. “Eu acredito que isso é importante devido ao histórico natural do que estamos fazendo. No passado, mulheres não estavam sempre ‘no negócio’. É maravilhoso participar do programa espacial em um momento em que todas as contribuições estão sendo aceitas, onde todo mundo possui uma função”, conta Koch, no anúncio. “Isso pode levar para uma chance ainda maior de sucesso. Há muitas pessoas que conseguem motivação através de histórias inspiradoras de pessoas semelhantes a elas, e acredito que essa é uma importante história para contar”.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários