Jeff Bezos apresenta nave capaz de levar humanos para a Lua

Executivo revelou a Blue Moon em um evento nos Estados Unidos; segundo Bezos, ela poderá levar pessoas à lua em 2024

0
shares

Nesta quinta-feira (9), Jeff Bezos, fundador da Amazon, realizou um evento nos Estados Unidos para anunciar algumas novidades de sua empresa aeroespacial Blue Origin. O executivo revelou a Blue Moon, nave espacial que poderá levar cargas e humanos à superfície da Lua. Segundo Bezos, a empresa está trabalhando no equipamento há três anos.

O evento foi aberto com um vídeo da missão Apollo 11, que levou os primeiros astronautas para a Lua. Durante o anúncio, Bezos questionou onde viveriam um trilhão de humanos nos próximos anos. A única maneira, segundo o executivo, é explorar novos locais. Há, atualmente, cerca de 7,5 bilhões de pessoas na Terra.

Alimentada por hidrogênio líquido, a Blue Moon está sendo projetada para carregar, a princípio, robôs e outras cargas até a superfície lunar. A nave possui internet para se comunicar com a Terra e é equipada com um sistema capaz de mapear o terreno lunar e escolher o local de pouso certo por meio de sensores.

Futuramente, humanos também poderão ser transportados. Os astronautas ficariam em um veículo secundário, pressurizado e acoplável ao módulo principal. O executivo afirmou que a logística, infraestrutura e custos ainda são alguns dos desafios para isso. "O trabalho da minha geração é construir essa infraestrutura. Vamos construir o caminho para o espaço", declarou.

Segundo Bezos, a nave poderá levar pessoas à Lua em 2024 - mesmo ano em que a NASA e o governo americano pretendem levar novos astronautas para o espaço. Em seu site oficial, a Blue Origin disponibilizou um e-mail para que os interessados em participar da primeira missão entrassem em contato.

Corrida espacial

A Blue Origin não é a única empresa com planos de levar pessoas à Lua. A SpaceX, fundada por Elon Musk, é uma forte concorrente nesta corrida espacial. Em 2018 a empresa chegou, inclusive, a anunciar o nome de seu primeiro turista lunar. Em seu Twitter, Musk se pronunciou sobre o anúncio de ontem. “Pare de provocar, Jeff”, disse o executivo. Em resposta à um usuário, ele ainda afirmou que deve fazer uma apresentação em junho de 2020 com novidades sobre sua aeronave Starship.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários