Augin: o aplicativo que usa tecnologia 3D para a construção civil

Lançado na Construtech Conference, o aplicativo utiliza a tecnologia de realidade aumentada para integrar educação e construção civil

0
shares

O administrador de empresas Juan Carlos Germano, sócio-diretor da Pauluzzi, fabricantes de blocos cerâmicos, lançou o aplicativo AUGIN, nesta sexta-feira (29), na Construtech Conference. O aplicativo utiliza a tecnologia de realidade aumentada na área de construção civil. Com ele, é possível visualizar em 3D plantas de apartamentos, mover paredes de lugar para experimentar opções de planta em um apartamento, ou conhecer detalhes técnicos sobre os materiais utilizados em uma obra.

O lançamento do aplicativo AUGIN é parte de uma jornada que Juan Carlos começou na Pauluzzi há quase 20 anos. A fabricante de blocos cerâmicos foi fundada em 1928, no Rio Grande do Sul, e com o passar das décadas conquistou a liderança no seu ramo de atuação. “Quando isso aconteceu, no início da década de 2000, passamos por um período de questionamentos, com a liderança de mercado veio a preocupação de inovar, pois não teríamos mais a quem copiar”, disse Juan Carlos.

Juan Carlos passou então a liderar os esforços para trazer novas tecnologias para a Pauluzzi. Até aquele momento, toda a carreira do administrador de empresas havia sido direcionada para a gestão do negócio. Com o novo desafio, diz o administrador, veio a necessidade de conhecer as tecnologias que poderiam ser aplicadas à construção. Por sugestão de um amigo, Juan Carlos foi para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, para estudar aplicações de softwares na área de construção. Lá, conheceu a realidade aumentada.

“Naquele momento, consegui compreender que havia a possibilidade de modificar a experiência dos nossos clientes, fornecedores e parceiros”, diz Juan. De volta ao Brasil, Juan Carlos e um time de desenvolvedores começou a trabalhar em projetos de realidade aumentada. "O começo foi doloroso, mas persistimos apesar dos vários erros."

O AUGIN trabalha com a tecnologia de realidade aumentada e com fluxos automáticos, por meio de plugins, para o envio de arquivos de imagem em 3D, possibilitando a visualização dos modelos em escala real no ambiente. Com ele, qualquer profissional que quiser utilizar realidade aumentada em seus projetos tem o app a disposição. O aplicativo está disponível na Google Play e App Store.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários