Chinesa BYD pode comprar fábrica da Ford para fabricar caminhões elétricos

“Tesla da China” quer ampliar presença no mercado brasileiro, para o qual definiu plano de atuação até 2022

0
shares

A BYD, fabricante chinesa de baterias e carros elétricos, está interessada na compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a empresa asiática deseja utilizar a instalação para produzir caminhões elétricos para o mercado brasileiro e países vizinhos.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

A fábrica da Ford encerrou operações no final de outubro. Desde então, especulações surgiram sobre possíveis interessados na aquisição. Sem citar nomes, a Ford confirmou que há diversos candidatos à compra. De acordo com a reportagem, as conversas com a BYD estão em fase inicial.

BYD no Brasil

A BYD tem presença no Brasil desde 2014, quando investiu R$ 200 milhões em uma fábrica em Campinas para montagem de chassis de ônibus. O empreendimento iniciou a operar em 2016. Um ano depois, a empresa da China inaugurou, no mesmo local, uma produção de painéis de energia solar. A BYD traçou um planejamento para o mercado brasileiro até 2022.

Diversas cidades do Brasil adicionaram veículos elétricos da BYD às suas frotas de ônibus. Entre elas, destacam-se São Paulo, Campinas, Santos, Brasília, Volta Redonda e Bauru. Em Curitiba, alguns ônibus do BRT (trânsito rápido) são da fabricante chinesa.

No fim do ano passado, a BYD ganhou sua primeira licitação para uma Parceria Público-Privada (PPP) no Brasil. O projeto, realizado em Salvador pelo Governo do Estado da Bahia, irá implementar uma estrutura de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na região metropolitana da capital. Além disso, empresa está construindo uma fazenda de energia solar em Araçatuba (SP).

Construtech 2020: Venha conhecer as tecnologias e os novos negócios que estão transformando a cadeia da construção

Edtech 2020: Saiba como as novas tecnologias para a educação estão transformando os negócios

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários