Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Conheça a Grok: a nova Inteligência Artificial de Elon Musk

A nova ferramenta acessará o X em tempo real e suas respostas contarão com "um pouco de inteligência e uma veia rebelde". Confira!

Conheça a Grok: a nova Inteligência Artificial de Elon Musk

Elon Musk (Foto: Divulgação)

, Founder da StartSe

4 min

7 nov 2023

Atualizado: 7 nov 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A série de ficção científica cômica, escrita por Douglas Adams na década de 1970, foi a inspiração para a criação de Grok, o algoritmo de Inteligência Artificial da xAI, empresa de IA fundada por Elon Musk.

Já o termo Grok, que dá nome ao algoritmo, foi citado pela primeira vez numa outra obra de ficção científica escrita por Robert Heinlein, em 1961. Ele significa "um estado de compreensão que transcende o intelecto".

No seu anúncio oficial, a xAI disse que Grok usa "um pouco de inteligência e uma veia rebelde" nas suas respostas. O comunicado também diz que Grok está atualizado em tempo real com tudo o que é postado no Twitter / X.

Outro ponto interessante dito pela empresa é que Grok pode responder perguntas que os outros algoritmos normalmente ignorariam. Mas ressalta também que ele ainda é um modelo de IA em fase muito inicial.

A xAI foi fundada em julho deste ano, depois da tentativa de Elon Musk de paralisar, por 6 meses, o desenvolvimento dos algoritmos de IA pelo mundo. Segundo ele, a ideia era proteger a humanidade.

Contudo, depois de não conseguir seu objetivo, ele decidiu criar sua própria empresa de IA para concorrer com ChatGPT, da OpenAI e Bard, do Google, além de tantos outros modelos de IA que surgem todos os dias.

Por enquanto, Grok não estará disponível para todos, mas apenas um grupo de usuários. Mas em breve, sabendo como Musk gosta de agir, qualquer um poderá experimentar o novo algoritmo.

POR QUE IMPORTA?

Elon Musk é um dos poucos investidores com recursos suficientes para competir quando falamos sobre Inteligência Artificial. Seus produtos rivalizam com os da OpenAI, Google e Meta. Vale lembrar que ele foi cofundador da OpenAI, mas deixou a organização em 2018, quando ela se tornou uma empresa com fins lucrativos. 

LEITURA RECOMENDADA

Agora, você também pode aprender — de um jeito prático — como usar a Inteligência Artificial de forma estratégica no seu negócio e na sua carreira. Se você deseja levar seu negócio para o próximo nível com soluções avançadas em gestão e ferramentas IA, clique aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!