Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que está por trás da demissão de mais de 14 mil funcionários da Tesla?

Cortes visam reduzir custos e aumentar produtividade da companhia; dois executivos seniors também deixam a empresa.

O que está por trás da demissão de mais de 14 mil funcionários da Tesla?

Logo da Tesla (foto: li xiang/Unsplash)

, conteúdo exclusivo

5 min

15 abr 2024

Atualizado: 15 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Tesla anunciou que vai demitir mais de 14 mil funcionários, numa tentativa de reduzir os custos e aumentar a produtividade, de acordo com um e-mail interno enviado por Elon Musk aos colaboradores nesta segunda (15). O número de afetados pelos cortes equivale a mais de 10% da força global da Tesla.

“Como parte deste esforço, procedemos a uma análise exaustiva da organização e tomamos a difícil decisão de reduzir o nosso número de funcionários em mais de 10% a nível global. Não há nada que eu deteste mais, mas tem de ser feito. Isto nos permitirá ser enxutos, inovadores e ansiosos pelo próximo ciclo de crescimento”, escreveu Musk no documento do qual o site Electrek teve acesso.

O anúncio das demissões chega apenas duas semanas após a fabricante divulgar que suas vendas globais de veículos no primeiro trimestre caíram pela primeira vez em três anos, uma vez que a redução de preços não conseguiu estimular a demanda por veículos elétricos (EVs). A companhia também tem demorado a atualizar seus modelos antigos.

No mesmo dia em que os cortes são anunciados, dois executivos do alto escalão da Tesla deixaram a empresa, segundo informou o TechCrunch. Drew Baglino, vice-presidente sênior de Powertrain e Engenharia de Energia (depois de 18 anos na Tesla), e Rohan Patel, vice-presidente de Políticas Públicas e Desenvolvimento de Negócios.

Patel disse que decidiu sair por causa de "grandes mudanças gerais" na empresa, as quais não quis especificar. "Bom para mim e espero que também seja bom para a Tesla", disse Patel em uma mensagem ao TechCrunch. "Tive um desempenho incrível e realizei muito mais do que eu poderia imaginar, como resultado do trabalho com a melhor equipe do mercado", afirmou Baglino em um post no X.

Leia o e-mail completo enviado por Elon Musk aos funcionários:

 

"Ao longo dos anos, crescemos rapidamente com várias fábricas por todo o mundo. Com este rápido crescimento, tem havido uma duplicação de papéis e funções em determinadas áreas. À medida que preparamos a empresa para a nossa próxima fase de crescimento, é extremamente importante analisar todos os aspectos da empresa para reduzir custos e aumentar a produtividade. 

Como parte deste esforço, realizamos uma análise exaustiva da organização e tomamos a difícil decisão de reduzir o nosso número de funcionários em mais de 10% a nível global. Não há nada que eu deteste mais, mas tem de ser feito. Isto nos permitirá ser enxutos, inovadores e ansiosos pelo próximo ciclo de crescimento.

Gostaria de agradecer a todos os que deixarão a Tesla pelo seu trabalho árduo ao longo dos anos. Estou profundamente grato pela contribuição para a nossa missão e desejamos sucesso nas oportunidades futuras. É muito difícil dizer adeus.

Para os que ficam, gostaria de vos agradecer antecipadamente pelo trabalho difícil que têm pela frente. Estamos desenvolvendo algumas das tecnologias mais revolucionárias nos setores automóvel, energético e de inteligência artificial. À medida que preparamos a empresa para a próxima fase de crescimento, nossa determinação fará uma enorme diferença para chegarmos lá".

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!