Fintechs por si só já prometem inovação e soluções mais práticas e em conta para os clientes. Confira a seguir uma lista de 5 fintechs inovadoras do momento para ficar de olho.
Foto: Getty Images
, Produção de Conteúdo
7 min
•
9 set 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O universo das fintechs por si só já traz consigo o conceito de inovação, e uma revolução do que considerávamos como sistemas e processos financeiros.
Muito mais do que trazer soluções mais simplificadas e acessíveis à população em produtos e serviços financeiros digitais, algumas fintechs pensam em dar um passo à frente, e se aventurar até mesmo por outros mercados ou modelos de negócios inusitados. Confira algumas das mais inovadoras do momento, as quais vale a pena deixar no radar:
1. Bitcoin Depot
A fintech americana foi além das transações bancárias convencionais e se tornou uma importante provedora de caixa eletrônico de criptomoedas nos Estados Unidos. Sua relevância é tanta, que a empresa anunciou abertura de capital em 2023, onde entrará para a Nasdaq, uma das principais bolsas de valores do país e do mundo, sob a sigla BTM.
Para quem diz que o negócio não vai para frente por estarmos em um período de baixa das criptomoedas, “na verdade, estamos indo muito bem agora, independentemente do mercado”, relata o CEO Brandon Miltz.
Em baixa ou não, com certeza é um mercado a se prestar atenção daqui para frente.
2. ValePay
Com uma proposta um tanto diferente, a ValePay é uma fintech focada em agências de turismo, sendo portanto uma combinação de credora e traveltech. A ideia é oferecer mais soluções de crédito e parcelamento aos agentes, possibilitando mais fechamentos de viagens aos clientes.
Controlada pelo Banco Central, a ValePay possui um banco digital próprio, e em um futuro não tão distante, poderá também oferecer serviços de câmbio, contribuindo ainda mais com soluções para o setor de turismo.
3. AME
A fintech das Lojas Americanas, lançada e 2018, veio para simplificar e revolucionar a maneira como as pessoas se relacionam com o dinheiro, sem precisar que o usuário tenha uma conta bancária para realizar transações e pagamentos.
Além dos benefícios que atraem os olhos dos clientes como cashback em compras nas Americanas, a AME possui um departamento chamado AME Fast Forward, especializado em cursos voltados para capacitação em inovação e tecnologia. Dessa vez, a fintech está oferecendo um curso de programação e desenvolvimento de softwares, totalmente gratuito para mulheres.
4. Niky
Sucessora do Aqui Pay!, acaba de chegar ao mercado a Niky, prometendo oferecer serviços e benefícios de saúde para empresas de pequeno porte e MEIs. A modalidade assistência saúde garante acesso a uma vasta cadeia de estabelecimentos, abrangendo grandes nomes do varejo farmacêutico e opções de telemedicina, para além dos tradicionais planos de saúde.
Também está no plano da startup ter uma nova frente de negócios incluindo tarjetas e contas digitais nos pacotes para seus futuros clientes. Em seguida, outros produtos como cartões de desconto para consultas e procedimentos médicos, são o target da empresa.
5. AgroPermuta
Fintech agrícola promissora de soluções inovadoras de financiamento como alternativa para bancos, a AgroPermuta recentemente inaugurou o Fincap: financiamento capitalizado, com foco no ecossistema do produtor.
O financiamento possui duas etapas: o investimento e custeio, sendo a primeira focada na compra de máquinas agrícolas e veículos com prazos e limites de parcelamento maiores. O custeio já é focado nas despesas com operações agrícolas, oferecendo valores mais baixos e parcelas mais curtas. Dessa forma, as empresas conseguem fidelizar seus clientes com vínculos mais duradouros.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!